quinta-feira, 9 de março de 2017

Declaração de Rodrigo Maia sobre Justiça do Trabalho revolta procurador da PB

Uma das maiores referências do direito trabalhista na Paraíba, o procurador Eduardo Varandas, não gostou nem um pouco da infeliz declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), que afirmou que a Justiça do Trabalho “não deveria, nem existir”. Varandas publicizou sua indignação no Facebook.
O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) compartilhou reportagem da ‘Folha de São Paulo’ com a fala de Maia. Inicialmente, Varandas publicou uma mensagem curta apenas com caracteres especiais, que normalmente são utilizados na substituição de palavrões. No entanto, ele acabou alterando a postagem e criticou de forma pesada o Congresso. Para ele, inclusive, a maioria dos representantes da Paraíba pensam igual ao presidente da Câmara. “A Justiça do Trabalho é patrimônio da Nação e, não existindo, teríamos glebas de Senhores feudais e seus vassalos semi-escravizados trabalhando de forma indigna, servil e desprotegida. Quem votou nesses aldrabões [mentirosos, enganadores]?”
Em evento em Brasília, Maia criticou a legislação trabalhista vigente. Segundo ele, as regras atuais geraram desemprego e insegurança para os empregadores. Para o presidente da Câmara, os juízes do Trabalho vêm tomando decisões “irresponsáveis”. Maia disse que essas decisões “quebraram” o sistema de hotel e restaurantes no Rio de Janeiro. “Tivemos que aprovar uma regulamentação da gorjeta porque isso foi quebrando todo mundo pela irresponsabilidade da Justiça brasileira, da Justiça do Trabalho, que não deveria nem existir”,
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra Filho, foi outro que discordou da opinião de Maia. Em nota, ele afirmou que a tendência mundial é da “especialização dos ramos do Judiciário”.

Nenhum comentário: