sábado, 11 de março de 2017

Morre aos 93 anos de idade ex-vereador Zeca da Encarnação - uma das 'baraúnas' da história e política de Itaporanga.

Resultado de imagem para zeca da encarnação foi vice-prefeito em igaracy
Itaporanga perdeu na madrugada deste sábado (11) uma grande 'baraúna' de sua história e política: o ex-vereador Zeca da Encarnação, por volta das 2h15, aos 93 anos de idade, no Hospital Regioal de Patos - onde encontrava-se internado desde o último dia 03, do corrente mês, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). 
Natural de Igaracy, José Honório de Souza, ou simplesmente seu Zeca da Encarnação como era conhecido na região do Vale do Piancó, já exerceu o cargo de vereador, por três mandatos em Igaracy e outros três em Itaporanga, e o de vice-prefeito no então município de Boqueirão dos Cochos, hoje Igaracy, época em que o prefeito era o médico e ex-deputado, também ex-prefeito [de Itaporanga] Djaci Brasileiro. Isso lá no início da década de 1980.
Ele também exerceu o cargo de presidente da Câmara Municipal de Itaporanga, no biênio 2011/2012. E deixou como sucessores na política os filhos Geraldo Antas, vereador por vários mandatos em Igaracy, e Jailson de Zeca, que está no segundo mandato consecutivo de vereador em Itaporanga. Inclusive, já bem debilitado, seu Zeca participou ativamente da campanha eleitoral do ano passado quando logrou êxito com a reeleição do filho Jailson.
Homem simples e de raízes fincadas na bravura do nordestino destemido, seu Zeca da Encarnação era festejado por sua desenvoltura no acordeon/fole, um grande sanfoneiro. Ele deixa 17 filhos de três casamentos, vários netos e bisnetos. O sepultamento acontece neste domingo (12), saindo o corpo da sua residência, na Rua Mãe Borrego, em Itaporanga.

Nenhum comentário: