quarta-feira, 27 de julho de 2011

UEPB cria componente curricular e universitários irão atuar na alfabetização de jovens e adultos

A Secretaria Estadual da Educação (SEE) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) firmaram parceria inédita no país, por meio de resolução para a atuação dos universitários na alfabetização de jovens e adultos em todo o Estado. A resolução foi aprovada nesta terça-feira (26), em reunião ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da UEPB, no Campus I da instituição, em Campina Grande.
De acordo com a resolução, a UEPB cria o componente curricular “Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Letramento”, de caráter obrigatório, para os cursos de Licenciatura. O componente será ministrado em duas etapas obrigatórias, durante o antepenúltimo e o penúltimo períodos letivos dos cursos.
Conforme a resolução, a primeira etapa será teórica, ministrada em sala de aula, e a segunda etapa, de caráter prático, será desenvolvida no local onde o aluno a ser alfabetizado mora. No último período letivo do curso, o universitário poderá apresentar relatório de sua experiência prática, correspondendo ao trabalho de conclusão do curso.
A partir desta nova iniciativa, nove mil alunos de Licenciatura da instituição vão participar de maneira obrigatória e outros nove mil dos cursos de Bacharelado, de forma compulsória – totalizando 18 mil universitários envolvidos no processo.  Cada professor da Universidade será treinado para orientar os universitários na replicação das informações. Os estudantes receberão uma bolsa auxílio.
A reitora Marlene Alves considerou o momento muito importante e destacou a iniciativa do Consepe como divisor de águas, contribuindo para a educação dos paraibanos. (com Secom)

Nenhum comentário: