quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Governo lança diretrizes operacionais para funcionamento das escolas da rede estadual de ensino

A Gerência Executiva de Acompanhamento a Gestão Escolar (Geage) da Secretaria de Estado da Educação entregou nesta quarta-feira (21), aos 14 gerentes regionais de Educação, a cartilha com as diretrizes operacionais para o funcionamento das escolas da rede estadual de ensino em 2012. As normas foram repassadas aos gerentes durante reunião realizada na Sala de Leitura da sede da SEE. Além da secretária executiva da Educação, Márcia Lucena, participaram da reunião gerentes regionais, gerentes executivos e técnicos das regionais. Márcia Lucena fez a leitura das normas para o funcionamento das escolas no próximo ano, explicando cada ponto aos gerentes e esclarecendo as dúvidas. O secretário Afonso Scocuglia fez o encerramento do encontro.
Conforme as diretrizes, as matrículas para os alunos da rede estadual que iniciaram em 1º de dezembro deste ano continuam até o dia 30. Já os novatos podem matricular-se no período de 2 a 31 de janeiro de 2012, podendo continuar durante o ano letivo, caso o educando venha transferido de outra instituição. As Gerências Regionais deverão organizar postos de informações sobre as vagas de cada escola e utilizar as estratégias de divulgação, em conjunto com os diretores das escolas, a título de chamada escolar, como campanhas, visitas às famílias, cartazes, anúncios nos meios de comunicação, entre outras.
Nos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro, a escola deverá realizar o planejamento coletivo, envolvendo os profissionais dos turnos diurno e noturno. Na oportunidade, deverão ser analisados os índices de desempenho dos educandos, tais como aprovação, reprovação, evasão e abandono. Os dias 6 e 7 do mesmo mês serão destinados ao planejamento didático, tomando por base as análises, discussões e propostas de ações definidas nos três primeiros dias.
O ano letivo será iniciado no dia 13 de fevereiro para os cursos diurnos e no dia 8 de fevereiro para os noturnos, datas nomeadas como “Dia da Acolhida”. A SEE recomenda para este dia, que a escola convide a comunidade com o objetivo de acolher os educandos e compartilhar as atividades educativas que foram planejadas para o ano letivo. O calendário escolar terá 204 dias letivos - diurno e 212 para o noturno, divididos em quatro bimestres. A escola deverá cumprir um mínimo de 200 dias letivos, excluindo o tempo reservado aos exames finais. (Secom)

Nenhum comentário: