segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A transparência e o controle social da gestão pública foram debatidos durante a 1ª Consocial em Itaporanga

Com o objetivo de promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública - contribuindo para o controle social mais efetivo e democrático, que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público - foi realizada na manhã desta segunda-feira (19), em Itaporanga, a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social (Consocial). 
Realizada nas dependências do Atlântida Esporte Clube, o evento contou com a participação de participantes de vários municípios do Vale do Piancó entre representantes da sociedade civil, dos conselhos de política pública e do poder público, além de convidados e observadores. O grande desafio da Conferência é resgatar valores éticos por meio da discussão de um plano de ação para enfrentar a corrupção.
Grupos aprovaram propostas em debate dos eixos temáticos
A 1ª Consocial foi aberta pelo secretário da Administração de Itaporanga, José Joaquim, e ministrada pela consultora Roberta Trindade que apresentou um painel de contextualização sobre o evento: ”A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”, e a metodologia do encontro. José Joaquim também falou sobre a importância da Consocial, das conferências que estavam ocorrendo em todo o país e da participação proativa de todos nos grupos.
A palestrante disse que a Consocial vem sensibilizar todos os cidadãos, para que participem de todo esse processo democrático, possam ajudar e apoiar os administradores municipais, para que entendam a dificuldade que os prefeitos tem diante da administração pública. E esse processo só se realiza com educação e respeito, todos os cidadãos pagam seus impostos, todos tem o direito de exigir e também de participar das ações para melhorar as coisas que são voltadas primeiramente para se ter uma qualidade de vida digna que todos os cidadãos precisam.
 Vários grupos debateram as sugestões a serem apresentada
A Consocial vem ajudar a sensibilizar as pessoas, para que cuidem do bem público e o despertar para que a sociedade civil e os cidadãos de bem ajudem e se mobilizem, havendo assim a distribuição correta dos recursos públicos, a fim de serem investidos para o bem público, em benefício da coletividade. A Consocial é um processo que nasceu da própria sociedade civil e deseja que todo cidadão participe junto às decisões das administrações públicas.
Pois, é necessário que o cidadão participe de informações e dos dados públicos dos mecanismos de controle social, e também do engajamento e capacitação da sociedade para que ajude no controle social da gestão pública. A 1ª Consocial de Itaporanga foi concluída com a priorização das propostas e a eleição de delegados que representarão municípios da região na etapa estadual.

Nenhum comentário: