terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Com o nome já escolhido para ser o[a] candidato[a] à sua sucessão Flávia Galdino trabalha agora é no nome do vice

Flávia mexe as peças do xadrez para formar melhor chapa
Piancó ao que parece deve ser o único município da região em que não se sabe com exatidão quais os nomes que irão se enfrentar na disputa eleitoral vindoura à sucessão da atual prefeita Flávia Galdino (foto). A gestora [já reeleita] com enorme liderança testada/aprovada já tem na manga o nome que representará a continuidade de sua gestão, estrategicamente guardado devendo ser anunciado quando a formação da chapa for definida. 
Os dois nomes mais fortes para ser ungido da situação, segundo observadores da política local, são o do vereador licenciado [atual diretor do 7º Núcleo Regional de Saúde] Antônio Leite (PSD) e Wanderlândia [Neguinha] Tomaz (PSB), atual diretora do Hospital Regional de Piancó. Correndo por fora, dizem, aparece o médico Manoel Galdino (PSD), que vem a ser sobrinho de Flávia. 
Pela oposição são variantes diversas acerca de nomes como o ex-prefeito Edvaldo Leite (PSDB), o Procurador de Justiça Paulo Barbosa (PMDB), o ex-vice-prefeito Antônio Dantas (PSDC) e o empresário André Galdino (PSC). No entanto, a oposição ainda não chegou a uma definição em torno de um projeto e pode perder tempo com muita conversa e pouco resultado.
Na situação acho que a principal preocupação de Flávia não deve ser o nome do candidato porque em tese este ela já o tem guardado na manga, como disse. O que deve preocupar a base governista é a escolha do companheiro desse nome, àquele que figuarará como vice. Pois, o atual empresário Sales Lima (DEM) goza de potencial eleitoral que podem fazê-lo muito bem um fiel da balança, no xadrez político.
Sales Lima continuaria como está? Pois não esconde de ninguém a pretensão de ser candidato. Ele junta-se à oposição saindo como seu candidato ou mais uma vez em vôo solo? Essas indagações devem ser feitas junto com uma análise das disputas eleitorais de 2004 e 2008, quando a prefeita sagrou-se vitoriosa em ambas.
Em 2004, Flávia/Antônio Dantas obtiveram 3.917 votos e ganharam de Ernane Moreira [candidato de última hora que substituiu o então prefeito Edvaldo], que tirou 3.788, por uma diferença de 129 votos. O empresário Sales Lima obteve naquela eleição 1.416 transformando-se na terceira via. Já em 2008, com Dantas na oposição, Flávia viu na terceira via [Sales] o melhor companheiro para garantir a reeleição o que aconteceu quando obteve 5.664 votos contra 3.868 obtidos por Edvaldo.
Agora em 2012 Flávia Galdino tem pela frente uma equação para resolver o quanto antes. E esta equação, não é quanto ao nome a ser escolhido como candidato, com Antônio Leite e Neguinha como principais opções, mas quanto ao provável companheiro de chapa. Caso Sales Lima não aceite continuar como vice e se rebele, Flávia Galdino terá que buscar um nome da oposição para compor a chapa situacionista.
Trata-se apenas de conjecturas com fortíssimo impacto até porque cada grupo tem que atrair um nome contrário para somar ao seu projeto. Neste caso, quando todos da oposição falam em Edvaldo, Barbosa e Dantas, apostaria numa chapa Sales/André. Daria mais disputa ao pleito. Porém, Flávia entraria em cena com outra estratégia para liquidar o jogo, unindo o útil ao agradável, atraindo para seu grupo um jovem empresário e emergente na política local: André Galdino, para ser o companheiro do seu candidato[a].
Os olhos de todos devem agora estar voltados para o prazo de desincompatilização para àqueles que irão se candidatar. Esta será a primeira pista para definições. Independente disso, Antônio Leite deixa o cargo para disputar um segundo mandato de Vereador ou concorrer a Prefeito, caso venha ser o escolhido. Agora, se Neguinha deixar o H.R.P é uma clara pista de que deve ser a candidata. Só não acho que os dois devem formar a chapa.
Para garantir a eleição de seu candidato[a], Flávia deve ter por perto Sales Lima e no caso deste não querer continuar como vice... a saída será atrair André para a chapa. Tudo isso, pode ser apenas ilações mas tenham certeza de que onde há fumaça há fogo... e risco de incêndio!

Nenhum comentário: