sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Estado fará rodízio nos comandos de batalhões da PM

 
Está confirmada por fontes ligadas à Granja Santana e ao Quartel do Comando Geral, para os próximos dias, a realização de um amplo rodízio em diversas unidades da Polícia Militar da Paraíba denominadas de batalhões. Os atos nesse sentido serão encaminhados pelo coronel Euller de Assis Chaves [Comandante Geral da PM] ao governador Ricardo Coutinho (PSB), que na sua condição de comandante-em-chefe da PM assinará os referidos expedientes, posteriormente publicados no Diário Oficial.
Um dos comandantes que serão remanejados é o tenente-coronel Souza Neto, que atualmente dirige o 5º BPM, sediado em João Pessoa, no conjunto Valentina de Figueiredo, que é responsável pela segurança da população não só na Zona Sul da Capital, MS em todos os municípios integrantes do chamado Litoral Sul, até a divisa com o vizinho Pernambuco. Ele deverá se designado para assumir o comando do 2º BPM, localizado em Campina Grande.
Formado pela SWAT, famosa polícia tática norte-americana, o tenente-coronel Sousa Neto (na foto acima, à direita) é um dos oficiais mais bem preparados da briosa PM da Paraíba, com extraordinária qualificação profissional, merecedor - inclusive - da Medalha da Cruz de Sangue. Nas promoções feitas no âmbito da PM, pelo governador Ricardo Coutinho, logo no início do seu mandato no Palácio da Redenção, se destaca a do então major José Rodrigues de Souza Neto, alçado ao posto de Tenente Coronel do Quadro de Oficiais Combatentes (QOC) pelo critério de merecimento
Ex-ajudante de ordens do então governador e hoje senador Cássio Cunha Lima (PSDB), quando ainda era tenente, Souza Neto é um dos melhores quadros da Polícia Militar da Paraíba que vai pra rua enfrentar bandidos e é capaz de dar - literalmente - sua vida para proteger a sociedade. É daqueles oficiais que não tem dia nem hora para estar junto com seus comandados defendendo a população das garras da bandidagem. Isto, sem falar nas diversas operações de resgate em que ele esteve na linha de frente na negociação de cenários de seqüestro e assaltos com reféns, todos libertados são e salvos.

Currículo profissional de fazer inveja - Pós-graduado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, no ano de 2007, o tenente-coronel Souza Neto tem em seu currículo diversos cursos, como os de: Formação de Oficiais da Reserva - Exército Brasileiro, 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada (1992); Formação de Oficiais - Bacharel em Segurança Pública - PMPB (1994/1996); Pára-quedista, Confederação Brasileira de Pára-quedista, Aeroclube da Paraíba (1997); Gerenciamento de Crises, PM do Estado de São Paulo (1998); Curso de "High Risk Patrol" Patrulhamento de Alto Risco pela "Tactical Explosive Entry School", TEES Brazil (2000); Segurança de Autoridades pela PMPB (2000); Direitos Humanos Internacional - Cruz Vermelha Internacional (2001); Motopatrulhamento pela Rondas Ostensivas com apoio de motos (ROCAM) - PMPE (2002); Curso de Imobilizações Táticas ministrado pela SWAT (2005); Proteção de Autoridades - PMERJ (2007); dentre outros, além de participação em vários simpósios e cursos ministrados como instrutor e palestrante. (com GiovanneMeireles)

Nenhum comentário: