domingo, 18 de outubro de 2015

Exposição de Haylane Rodrigues em Portugal mostra ilustrações de grandes nomes da cultura e do pensamento português, do século XX.

 
Decorreu na cidade de Lisboa, capital de Portugal, durante os dias 14, 15 e 16 semana passada, o Congresso Internacional  - A "Arte de Ser Português" no centenário da sua publicação. Um encontro integrado nas celebrações do Triénio Pascoalino de 2014, 2015, 2017. Convidada para participar do evento, Haylane Roodrigues fez sucesso com uma pequena mostra que resultou na sua primeira exposição, pelo que expressou agradecimentos à Comissão Organizadora do Congresso, bem como à Biblioteca Nacional de Portugal pelo reconhecimento e oportunidade.
"Pessoalmente devo também agradecer essa realização a quem me despertou para a arte e mais insistiu em meu trabalho. Sem a motivação constante da Nova Casa Portuguesa esses desenhos, provavelmente, nunca teriam saído de minha gaveta. Tal ter acontecido foi para mim um grande feito. Temos muito quando temos Portugal!", disse a artista.
As ilustrações de Haylane são referentes a alguns dos grandes nomes da cultura e do pensamento português do século XX. "Os mundos aproximam-se, até os contíguos, e desta cumplicidade nascem sonhos com um espírito de permanente comunhão, criando-se pontes até ao infinito. Enceta-se assim um caminho para a sublimação e superação da própria individualidade, através do qual a Verdade se manifesta pela seguinte tetralogia portuguesa: Saudade, Paixão, Amor e Glória", pontua.

Um comentário:

Nova Casa Portuguesa disse...

Belo, moral e armorial (na sua essência). Assim podemos classificar e descrever o trabalho de Haylane Rodrigues.
Uma artista que, como tantas outras, teve de primeiro ser descoberta fora da sua Pátria para que só depois lhe começassem a dar algum crédito e visibilidade. Felizmente, a justiça tarda, mas não falha. O reconhecimento começa finalmente a chegar.