segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ADEPDEL emite 'Nota' em apoio à delegada Daniela Vicuuna e a projetos a serem implantados por ela

Falando nisso, em contato com o blog a Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia Civil (ADEPDEL), através do seu presidente Cláudio Lameirão, externa apoio da categoria à delegada Daniela Vicuuna, nomeada Gerente Executiva da Área Metropolitana da Capital, por conta de artigo do colunista Giovanni Meireles, no PBAgora, em que aborda a possibilidade de deflagração de uma "Operação Tartaruga", greve branca, entre os servidores da Polícia Civil.
De acordo com o articulista, a paralisação seria causada por via indireta, através de uma avalanche de pedidos de licenças provocadas por diversos motivos, em reação à nova escala de serviço anunciada ontem pela delegada, que está tentando implantar junto aos funcionários públicos que prestam serviços na Polícia Civil, um regime de trabalho baseado no turno de escala em plantões de 12/36 horas.
Confira a "Nota à Imprensa" na íntegra:
A ADEPDEL (Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia Civil), por intermédio de sua diretoria, vem, por meio deste documento, externar sua indignação e concomitantemente prestar todo o apoio classista e jurídico a Drª Daniela Vicuuna de Oliveira Trindade, Delegada de Polícia Civil, atualmente Gerente Executiva de Polícia Civil Metropolitana, face a matéria postada no site PBAGORA, sob o título OPERAÇÃO TARTARUGA NA CIVIL, de autoria do colunista Giovanni Meireles.
O aludido artigo, em seu bojo, veicula, em ementa, supostas críticas a medidas que seriam implementadas pela Drª Daniela, que por consequência irão  prejudicar os policiais civis e a sociedade, bem como fatos que entendemos despiciendos e desconexos no que pertine ao funcionamento da polícia civil e do próprio artigo em si, tais como: ‘’ela é natural do Estado de Goiás’’(6ª estrofe); ‘’conheceu o governador Ricardo Coutinho (PSB) por acaso, durante um determinado jantar com alguns familiares dela de origem nordestina, que estavam se confraternizando no restaurante Tererê, localizado na praia do Cabo Branco’’ (12ª estrofe).
Todo profissional, após a assunção de novas responsabilidades, merece um lapso de tempo razoável para implementar  e concretizar seu planejamento, ainda mais no que dá azo a Polícia Civil da Paraíba, uma das mais sucateadas do país, tanto no que tange a questão salarial, bem como na estrutural, não podendo ser diferente em relação a Drª Daniela.
Aliás, falemos um pouco sobre ela:  Daniella Vicuuna de Oliveira Trindade, formada em direito pela PUC-GO (1999); especialista em direito civil e processo civil (2002); especialista em direitos humanos e segurança pública (2010);  realizou os seguintes cursos na área de segurança pública: Jornada Nacional de Direitos Humanos na Segurança Pública (Senasp - 2005), Escola de Protagonismo Policial (Senasp - 2005), Curso Integrado de Análise de Inteligência (SEDS-PE 2006), Conferência Brasil-Alemanha sobre Direito Internacional da Paz e dos Conflitos Armados (ESMPU - 2008), Uso da Informação na Gestão da Segurança Pública (Senasp - 2009), Atualização em Processo Administrativo Disciplinar e Sindicância (SEDS-PB 2009); aprovada em 2003 em 11º lugar no concurso para Delegado de Polícia Civil, sendo nomeada e tomando posse em abril de 2004 como delegada adjunta da Delegacia de Homicídios onde trabalhou até abril de 2009, deixando a delegacia na condição de Delegada Titular. A convite do então Ouvidor de Polícia exerceu suas funções neste setor nos meses de abril a junho de 2009, quando foi convidada pelo Delegado de Polícia Civil que à época exercia o cargo de Corregedor de Polícia Civil para atuar em referido setor na qualidade de corregedora auxiliar onde permaneceu até janeiro de 2011 quando assumiu o cargo de Gerente Executiva de Polícia Civil Metropolitana.
A mencionada delegada NUNCA trabalhou na sede da Secretaria de Segurança e NUNCA assumiu cargo de assessoramento junto a nenhum dos secretários que já se sucederam.
Em julho de 2008 foi promovida á 2ª classe, por antiguidade, e em dezembro de 2010 promovida à 1ª classe por merecimento, embora esta última não esteja produzindo efeitos por terem sido anuladas pelo governador conforme já público e notório, entretanto, preenche os critérios tanto de antiguidade quanto merecimento para ascender a 1ª classe.
Ela reside em João Pessoa desde setembro de 2003 e não possui nenhum parente nordestino ou que resida nesta Capital, sendo que sua vindo para este estado foi motivada unicamente por sua aprovação no concurso público.
Na delegacia de Homicídios foi designada para vários casos de repercussão, a exemplo do caso Chagas e DPVAT, ambos concluídos com autoria e representação de prisão de todos os envolvidos, conforme amplamente noticiado pela imprensa na época.
Inúmeros Delegados de Polícia passaram pela Gerência supramencionada, porém nunca receberam críticas como estas. Por que a Dr.ª Daniela?
Por derradeiro, queremos deixar claro que sempre apoiamos a indicação e o trabalho que vem sendo realizado pela Drª Daniella Vicuuna de Oliveira Trindade.
ADEPDEL.

Um comentário:

Marcio Abreu disse...

Conheci poucas pessoas com tamanha inteligência e honestidade como a Drª Daniella Vicuuna . Ainda durante o seu curso universitário de direito já se destacava e era fácil prever que teria um grande futuro profissional, devido ao empenho que sempre foi sua marca. Certamente qualquer crítica ao seu passado é fruto de intriga pessoal de quem não a conhece. Pessoas como ela fazem a diferença em qualquer lugar! Marcio Abreu