segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ricardo decreta estado de emergência devido situação crítica de 19 barragens; As de Conceição, Itaporanga, Diamante, Curral Velho e Sant' dos Garrotes na lista

O governador Ricardo Coutinho revelou nesta segunda (24) que, pelo menos, 19 barragens espalhadas pela Paraíba estão em situação critica. Por conta disso, ele decretou estado de emergência e anunciou ações imediatas para reparar os danos e eveitar desastres. "Estamos correndo para começar já a agir nestas barragens", declarou o governador, antecipando que acelerará licitações para contratar empresas especializadas.
Aqui no Vale do Piancó, por exemplo, há grande preocupação da população quanto a situação em que se encontra a Barragem Saco, localizada em Nova Olinda, o segundo maior reservatório da região. O governador informou que a Paraíba tem 47 barragens e todas elas precisam de reparos, mas destacou que 27 têm problemas estruturais graves e 19 estão em estado crítico.  "Estamos decretando estado de emergência”, reafirmou.
A diretora da Agência Executiva das Águas (AESA), Ana Maria de Araújo Torres Pontes, informou que cinco equipes já estão se dirigindo aos municípios onde estão instaladas as barragens para fazer levantamento completo dos danos. “Temos prazo até 8 de fevereiro para detalhar a situação exata de cada uma delas e apresentar orçamento”, informou.
As barragens em situação crítica estão localizadas nos municípios de: Imaculada, Curral Velho, Itaporanga, Camalaú, Jericó, Santana dos Garrotes, Puxinanã, Teixeira, Sapé, Monteiro, Diamante, Conceição, Areial e Montadas. (AdrianaBezerra)

Nenhum comentário: