quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Mãe de aluno desmente uso de caminhão de lixo e se revolta com uso indevido do seu nome na denúncia

Secretária de Educação conversando com a dona de casa sobre o caso 
Vejo como desespero querer pregar algo maléfico aonde não há espaço para este tipo de expediente. Desde segunda (21) tenho sido contactado por colegas da imprensa de vários meios de comunicação do estado para expressar opinião sobre a matéria (Itaporanga: alunos estão sendo transportados em caminhão de lixo – feita por um site local) afirmando que um caminhão de lixo estaria fazendo o transporte de alunos na zona rural do município. Minha resposta foi que o caso não procedia, mas que todos procurassem saber a verdade dos fatos antes de se propagar um texto imbuido em viés político e inverídido.
Não escrevi nada até agora sobre o assunto sem a devida consulta aos envolvidos no caso. Então fomos atrás da verdade dos fatos e nesta quarta-feira a matéria foi desmentida pela principal personagem: a dona de casa Maria das Graças de Sousa, que se revoltou ao descobrir que usaram indevidamente o seu nome como autora da denúncia. Estive tanto na escola do sítio São João, conversando com a diretora e professores, como na casa de dona Maria das Graças. De ambas, obtivemos a mesma negativa com relação a verecidade da matéria. Que será encaminhado ao Ministério Público que, inclusive, já estava na casa de dona Maria das Graças, através de um oficial, quando chegamos lá.
Dona Maria das Graças desmente a veracidade da matéria
Em sua residência no sítio Tabuleiro, ao lado do marido e de filhas, dona Maria das Graças desmentiu a veracidade do caso: "Não!", esclamou. Quis saber se teria ela concedido a referida entrevista. "Não. Não mandei ninguém fazer a denúncia em meu nome... Não conheço nem esse jornalista (?)", disse. Já na escola, a diretora Francivânia que vai da cidade até lá no caminhão disponibilizado pela Prefeitura reafirmou a negativa do que está publicado na matéria.
"Não é verdade. Agente vem (da cidade) nesse carro que é um caminhão bem limpo... Inclusive, ele serve para trazer material escolar para nosso educandário", afirmou Francivânia. Na mesma negativa, a professora Josefa Pereira também desmente o que foi publicado: "Não é verdade que nossos alunos vem em caminhão de lixo, pois eu mesma venho nele. A matéria está mentido!", pontuou a professora. Ou seja, puro cunho político e má fé de quem produziu tal inverdade. Dementida pelos próprios envolvidos no caso.
Diretora e professora que utilizam o veículo desmentem a matéria
No entanto, foi dado mais valor ao sensacionalismo barato de algo que não é verdade ao invés de se buscar sua veracidade. O único erro, isso concordamos, é o fato do caminhão não está adaptado para prestar o serviço com total segurança. Mesmo assim, não se pode fazer um carnaval deste naipe para tentar queimar todos numa vala comum. O caminhão mencionado é do conhecimento geral da comunidade, que o acompanha diariamente na prestação do serviço público, tendo sido usado em ocasião excepcional do ano de 2010 para o recolhimento de polda de árvores. Mas, jamais de lixo, como fora propagado.
A gravidade da irreponsabilidade da matéria é tamanha ao afirma estar o veículo "carregando lixo". Uma mentira grotesca que será provada na justiça, como disse a Prefeitura por meio de Nota. Logos após os envolvidos desmentirem o caso, a secretária Fátima Caiana (Educação) se dirigiu até as rádios de Itaporanga, a Correio do Vale AM e a Pedra Bonita FM, e deu os devidos esclarecimentos a população local, merecedora em primeiro plano, pedindo, inclusive, desculpas por o veículo não estar adaptado para a função. Ela reafirmou que a matéria é inverídica quanto ao relato sobre o transporte estar sendo feito em caminhão de lixo: "Isso não é verdade. É uma calúnia. Não há caminhão de lixo fazendo transporte de crianças em Itaporanga", disse. Depois, deu os mesmos esclarecimentos à Rádio Conceição FM 91,1, da cidade de Conceição. E, em seguida, manteve contatos com a imprensa do eixo João Pessoa - Campina Grande.
Portanto, vale ressaltar que a atual gestão do prefeito Djaci Brasileiro não se esconde, não esconde os fatos, não se omite diante das adversidades e muito menos se intimida com a desfaçatez de quem usa do maucaratismo e da má fé para desvirtuar a realidade dos fatos. Como bem disse o prefeito, não há nada pra se esconder na atual gestão. Ela está prontificada para enfrentar os desafios, prestar um bom serviço e desqualificar o que é destorcido na impressa, de maneira irresponsável e banal. 
 Apesar do difícil acesso a escola tem uma das melhores estruturas da rede 
Secretária desmente na Rádio Correio do Vale AM a versão do uso de caminhão de lixo para transporte de aluno. Ao mesmo tempo, pediu desculpa pelo fato do veículo não estar adaptado com coberta e bancos durante os dias em que prestou o serviço. "A utilização de caminhão de lixo é mentira, falácia!", disse.
Fátima ainda prestou esclarecimento à comunidade através da Rádio Pedra Bonita FM e, em seguida, já na Prefeitura à rádios de outros recantos do estado por meio do telefone. 
E para tirar a prova dos nove, abaixo, temos o caminhão (F-4000 Vermelho) supracitado na matéria como sendo de lixo e estando fazendo transporte escolar. Qual verdade: este caminhão é lotado na Secretaria de Educação e presta serviço no transporte de carteiras, birôs, livros, dentre outros utensílios como a carga na foto. Apesar de em determinado período do ano de 2010 ele ter sido usado para recolhimento de polda de árvores em hipótese alguma a atual administração permitiu que ele ou qualquer outro, que por ventura estivesse carrengando lixo, fosse usado para transporte de aluno. Portanto, a matéria é mentirosa porque este caminhão não está transportanto lixo. O único erro foi designá-lo para o transporte escolar sem adaptação com coberta e bancos, durante a semana de início das aulas. Ressaltando-se que no itinerário citado uma caminhonete perfeitamente adaptada já está fazendo o transporte escolar. 

Nenhum comentário: