quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

P.M de Itaporanga emite Nota repudiando má fé em matéria sobre transportes de alunos na zona rural

Esta semana a imprensa estadual se baseou numa informação irresponsável de um site local e propagou matéria inverídica de que alunos do município de Itaporanga são transportados em caminhão de lixo. A matéria apresentou a dona de casa Maria das Graças de Sousa como autora da denúncia, no entanto, nesta quarta-feira (23) ela Desmentiu a matéria e disse que não deu entrevista á ninguém nem conhece o "jornalista" que publicou o caso como sendo verdadeiro.
"Não confirmou. Não mandei ninguém fazer essa denúncia em meu nome. Não conheço nem esse jornalista", declarou dona Maria das Graças revoltada com uso indevido do seu nome. Na oportunidade, a diretora da escola, Francivânia, bem como, a professora Josefa Pereira, também Desmentiram a matéria. Diante desses desmentidos, comprovados em áudios, a Prefeitura Municipal de Itaporanga emitiu Nota à Imprensa repudiando a matéria e a maneira como ela foi propagada, inclusive sem a preocupação de se procurar a versão oficial da edilidade. Na nota, a Prefeitura afirma que seu setor jurídico já está tomando as medidas cabíveis para que a justiça puna os (ir)responsáveis pela produção da matéria.
Veja a Nota na íntegra:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPORANGA
GABINETE DO PREFEITO
Paço Municipal - “Prefeito José Moacir Pinto”
Aos 146 Anos de Emancipação Política

NOTA

Diante do cunho político e irresponsável na produção da matéria – “Itaporanga: alunos estão sendo transportados em caminhão de lixo” – originada no site local: www.folhadovali.com.br, no último domingo (20), versão reproduzida pela imprensa estadual desde segunda-feira (21), a Prefeitura Municipal repudia e rechaça tal inverdade e falácia como fora propagada. Já que a versão de que “alunos estão sendo transportados em caminhão de lixo” foi desmentida categoricamente pela suposta denunciante, inclusive, sob protesto da mesma pelo uso indevido do seu nome, na afirmativa que fora ela que procurou a redação do referido jornal para fazer a denúncia. Desmentido, também, pela diretora e professores da escola localizada no Sítio São João. O que mostra falta de credibilidade e responsabilidade do texto.
Na verdade, com desistência de quem fazia o transporte escolar no itinerário: Sítios Curimatã/Tabuleiro até a escola no Sítio São João, há 25 quilômetros da sede do município, por conta do difícil acesso, fez-se necessário e emergencial a designação de um caminhão lotado na Secretaria de Educação para suprir a vacância durante a semana que deu início às aulas. Isso porque, a Prefeitura está promovendo pregão, para contratação de veículos para as linhas nas comunidades rurais disponibilizadas pela Secretaria, o que só pode ser possível após se chegar ao total de alunos. Esse processo acontece nesta quinta-feira (24). O referido veículo, que não é o que ilustra a matéria, presta serviço de transporte de carteiras, livros, equipamentos, utensílios escolares, etc... E em determinada ocasião do ano de 2010 prestou serviço no recolhimento de Polda de Árvores, o que é muito diferente do que se propagou: lixo. Lembrando que prestou esse serviço em 2010 e não, ao contrário do publicado, estava prestando.
A Prefeitura disponibiliza ao alunado de Itaporanga quatro ônibus para o transporte escolar tendo que complementar a prestação desse serviço com a contratação de veículos de carga para as localidades de difícil acesso, na zona rural. Realidade da maioria dos municípios do País. A Prefeitura, entretanto, reconhece como único erro a não exigência, por parte da Comissão Municipal de Transporte, da adaptação do veiculo supracitado, com coberta e bancos na carroceria, para prestar o serviço. O atual Governo Municipal respeita a liberdade de impressa, mas não aceita o uso da calúnia e da má fé com único propósito de tentar macular a imagem do bom serviço público prestado por esta edilidade. Que, inclusive, não foi procurada para esclarecer a verdade dos fatos.
Portanto, nosso setor jurídico já está tomando as medidas cabíveis para que, ao final, a justiça possa punir os responsáveis por tamanha irresponsabilidade em produzir uma matéria mentirosa, caluniosa e com cunho político, manchando o nome do bravo e respeitado povo itaporanguense perante a imprensa estadual que se embasou na versão errônea passada por profissionais e veículos de comunicação sem credibilidade e em processo de decadência.     
O Governo Municipal acredita e crê que liberdade de imprensa é fundamental na preservação da democracia, mas sem responsabilidade ou usada de má fé é uma arma poderosa que também ameaça os princípios democráticos. O que deve ser repudiado!

Um comentário:

Erik Figueiredo disse...

Isenção e jornalismo de verdade, a gente vê por aqui!