quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Agricultores do Vale do Piancó protestam contra o BNB durante realização de audiência publica em Conceição

Na última segunda-feira (21) a Câmara Municipal de Conceição realizou uma audiência pública para tratar da problemática quanto a dívida dos agricultores com o Banco do Nordeste. O objetivo da reunião, de acordo com contato mantido com o blog, foi sensibilizar o governo federal na questão de perdoar os empréstimos concedidos ao homem do campo.
Apesar das manifestações feitas em todo nordeste pelos agricultores, a única solução oferecida pelo banco tem sido o desconto de parte das dívidas, mas, os agricultores alegam não ter como pagar seus débitos já que a falta de chuva destruiu qualquer esperança de plantar e colher. A produção dos animais adquiridos com os empréstimos feitos se tornou impossível com os problemas enfrentados pela estiagem anos atrás.
Várias autoridades estiveram presentes e externaram solidariedade aos agricultores, a exemplo do presidente da associação dos mutuários do crédito rural do estado da Paraíba, Jair Pereira Guimarães, que fez uma explanação sobre qual posição os devedores deveriam tomar em relação ao banco e falou sobre o direito de cada um diante desta situação de calamidade.
A Câmara de Vereadores, que promoveu a audiência publica, aprovou por unanimidade todas as decisões tomadas em prol dos agricultores, contando com a presença dos vereadores: Sales Lima, Vicente Ramos, Nego de Sevir, Iranilda Sabino, Roberto de Chicó, Raimundo Araújo, Stherlan Emanuel e Nena Martins.
A prefeita do município Vani Braga (PSD), os ex-prefeitos Alexandre Braga: Venceslau Alves Neto e João Deon Diniz, além de advogados e outras lideranças de Conceição, Santa Inês, Curral Velho, Bonito de Santa Fé, Santana de Mangueira, Ibiara e Serra Branca (Cariri) demonstrando solidariedade aos problemas enfrentados pelos agricultores do vale do Piancó.
No momento em que a palavra foi facultada os agricultores aproveitaram para falar das dificuldades que enfrentam no dia a dia, tentando encontrar uma saída para este problema. Na oportunidade foram discutidos os caminhos e medidas a serem tomadas, principalmente, sobre o acúmulo de processos judiciais em execução. (com Ascom)

Nenhum comentário: