sábado, 26 de novembro de 2011

Colégio Batista promove 'Caminhada pela Vida' alertando sobre o combate às drogas e recebe apoio da população

Centenas de estudantes, professores, pais e população em geral encheram as principais avenidas de Itaporanga, no início da noite deste sábado (26), para participar da 'Caminhada pela Vida' promovida pelo Colégio Batista e 1ª Igreja Batista de Itaporanga. O evento faz parte do projeto "Droga Mata", que visa alertar para o aumento alarmante de usuários viciados que cresce a cada dia. A caminhada teve início de fronte ao prédio dos Correios, seguindo pela Avenida deputado Soares Madruga e finalizando na Getúlio Vargas em frente ao prédio sede da Câmara Municipal.
Em verdade, trata-se de uma das maiores manifestações no combate às drogas que ganhou grande apoio da comunidade. Após a caminhada, liderados pelo pastor Roberto e pela pastora Selma, todos adentraram ao plenário da Câmara para pedir a aprovação junto a Lei Orçamentária para exercício de 2012 uma emenda destinada a aquisição de um terreno para a construção de uma casa de apoio a dependentes químicos. 
O Colégio Batista está de parabéns pela iniciativa, haja vista, que a escola  é um espaço para desenvolver atividades educativas, visando qualidade de vida e educação para a saúde, portanto, ela tem a responsabilidade da prevenção primária e secundária. pois, a educação não engloba apenas transmissão de conhecimentos, é muito mais que informar, educar é formar, é estar atento à parte afetiva e social da criança e do jovem.
Nada adianta falar do produto, sem tocar na questão fundamental da motivação, das atitudes e hábitos dos indivíduos. Um programa de prevenção, por exemplo, deve começar com a identificação precisa da população-alvo, isto é, quais as suas necessidades, valores, ideologias, questões políticas, econômicas, qual a incidência e prevalência do uso indevido de drogas, entre outros dados. Assim, a escola que se propuser a prevenir drogas, deve fazê-lo dentro de um contexto mais amplo da sociedade. 
Procurar desenvolver o senso crítico e motivar os alunos a tomarem decisões e a serem responsáveis é também tarefa da escola. Como também, é seu papel atingir as famílias, pois estas se encontram despreparadas para lidar com droga, ou minimizam ou maximizam o problema. A família precisa perceber que a prevenção se inicia na mais tenra idade, de modo que esclarecimentos sobre droga devem fazer parte da comunicação habitual (da mesma forma que se conversa sobre qualquer outro tema), sempre tendo como base a convivência afetiva.
Pastor Roberto e a Pastora Selma com alunos do Colégio Batista
Prevenção na escola significa estar atento ao jovem, abrir um canal de comunicação, valorizá-lo como ser humano, procurando um espaço para que ele também aprenda a se valorizar e saiba se fortalecer para não ser presa fácil de modismos. Cabe à escola organizar um projeto coletivo e um espaço para o jovem falar e ouvir seus colegas falarem de si e de suas vidas.
É o que tem sido feito no Colégio Batista de Itaporanga com essa brilhante e valorosa iniciativa, que merece total respaldo da comunidade e todo o respeito e apoio do poder público. Abaixo, você confere outros momentos:
Durante o percurso o Pastor Roberto seguia alerta a população, no carro de som, sobre o projeto que iniciou de 21 a 23, passados, com convites às demais escolas para participarem de panfletagem nas ruas; seguiu nos dias 24 e 25 [ontem] através de participação em programas de rádios; continuou hoje [26] com a 'Caminha pela Vida', antecedida de trabalho na feira livre mais cedo; e termina na próxima terça-feira (29) com amostras de trabalhos relacionados as drogas [das 15h às 17h30m] e a realização do III Festival de Talentos [às 19h30m] no Atlântida Clube.

Nenhum comentário: