quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Melhor manter a dignidade do que ser um "falso moralista"

Antes de mais nada um jornalista é o profissional responsável por buscar, investigar e redigir as noticias e transmiti-la, através dos meios de comunicação (jornais, revistas, internet, televisão) a população. É nunca esmorecer diante do primeiro não. Nem do segundo, nem do terceiro... nem de nenhum. Ser jornalista é enfretar reis, papas, presidentes, líderes... e até outros jornalistas. É não baixar a cabeça para cara feia, dedo em riste, etc.
É o despertar do ódio e da compaixão. É incendiar uma sociedade inteira, um planeta inteiro. Jornalismo é profissão perigo. Ser jornalista é ignorar solenemente todo e qualquer escrúpulo. É desnudar-se de pudores. A única coisa realmente importante é manter a dignidade. É ser petulante, é ser agressivo. É perseguir as respostas implacavelmente. É lidar com pressão, pressão de todos os lados. 
Por tudo isso é que amo o jornalismo. Enfrento a inveja explícita de muitos que não conseguem escondê-la, inclusive em parte da imprensa local (que se mostra pequena, tacanha, mesquinha, invejosa...). Tenho pena de determinados sujeitos covardes... Para estar nesse meio temos que estar preparado pra tudo, em primeiro lugar pra enfrentar ações judiciais daqueles que se sentiram atingidos por matérias publicadas aqui. Quem não estiver preparado é melhor nem se aventurar.
Desde que passei a atuar no jornalismo enfrentei muitas, cujas as quais venci, e enfrento ainda hoje algumas, contra as quais manterei a mesma determinação de provar o que aqui se foi publicado. Para quem achar que foi ofendido por alguma matéria além de acionar judicialmente antes, porém, pode vir a público esclarecer a verdade dos fatos até mesmo em respeito aos leitores e a própria população que merece tão somente a verdade dos fatos.
Não cabe a mim dizer se estar errado ou certo. Ora, como disse, quem não deve não teme. E nós estamos prontos para enfrentar qualquer batalha, assim como enfrentamos tantas outras. Mas, tenham certeza que não nos escondemos atrás de nada nem de ninguém.
Prefiro enfrentar o que tiver que enfrentar mas jamais serei um "falso moralista".  

Nenhum comentário: