segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Interior sofre com a concentração de 85% dos médicos em João Pessoa e Campina Grande e situação contribui para má qualidade dos serviços

Mesmo a peso de ouro, prefeituras enfrentam dificuldades para contratar médicos no interior. Prova disso é um dado alarmante revelado pelo presidente o Sindicato dos Médicos, Tarcísio Campos. Na Paraíba, 85% dos médicos estão concentrados em João Pessoa e Campina Grande, restando 15% deles nos demais 221 municípios. Segundo ele, a realidade se deve às condições melhores que os maiores centros oferecem aos profissionais da área de saúde.
Esse fenômeno, que também se repete em todo o país, tem contribuído para a má qualidade dos serviços de saúde. Por isso, o governo federal pretende expandir para o interior a formação de médicos, medida da qual discorda o Conselho Federal de Medicina, por entender que não resolve o problema.
Os pequenos municípios são os que mais sofrem. Lá, onde os serviços se resumem, praticamente, à atenção básica, as prefeituras têm dificuldade de contratar médicos para os PSFs – Postos de Saúde da Família -. Boa parte dos profissionais se recusa a cumprir a carga horária exigida pelo programa e a população acaba sendo prejudicada. Alguns médicos, por exemplo, só trabalham três dos cincos dias úteis da semana.

Nenhum comentário: