terça-feira, 16 de abril de 2013

Prefeito Berguim se reúne hoje com feirantes para tratar de transferência da feira livre objetivando deixar o centro da cidade livre para o trânsito

Um dos grandes gargalos que tem prejudicado o trânsito de Itaporanga e, consequentemente, deixado a desejar sua infraestrutura no centro da cidade, diz respeito ao Mercado Público e da Feira Livre. Há décadas que essa problemática padece de uma solução e sempre tem-se empurrado com a barriga. A feira livre que antes se localizava na Avenida Soares Madruga e foi transferida para a Avenida Getúlio Vargas com intuito de se deixar o trânsito livre na primeira, já que por ela percorre a BR-361 sentido Patos-Ceará-Patos. Agora se projeta nova mudança. 
Entretanto, tornar-se urgente uma ampla reforma no mercado público, com sua verticalização se possível, e a localização definitiva da feira livre com instalações e acomodações dignas para os feirantes e população em geral. Em dias de feira livre, no sábado, o centro de Itaporanga se transforma num caos completo diante de um trânsito descontrolado, espaços tomados, etc, sem a devida intervenção do poder público, que dispõe atualmente de uma autarquia importante: a Superintendência Municipal de Trânsito (STTrans). 
Na noite desta terça-feira (16) o prefeito Audiberg Alves (PTB) convidou e vai se reunir com os feirantes e tentar encontrar uma saída para essa confusão instalada no centro da cidade. Sua pretensão é relocalizar a feira livre transferindo-a para a Avenida Horácio Gomes, nas proximidades do comércio de Assis Ferreira. A Câmara Municipal deve se pronunciar sobre o assunto na sessão plenária de quinta-feira (18) e mostrará responsabilidade com a questão sugerindo alternativas para gestão municipal. Em verdade, é um assunto que causa muito desconforto aos feirantes porque estes tem vividos como 'nômades' nas últimas décadas.
A feira livre, na realidade, cresceu com o passar dos anos e os gestores públicos não destinaram devida atenção para esse problema que cresce como uma bola de neve. O certo é que o mercado público precisa urgentemente de uma intervenção em sua estrutura para se impedir a explosão de uma bomba pronta pra acontecer.

Nenhum comentário: