segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Vitalzinho emite nota em que promete investigar denúncia de fraude na CPI da Petrobrás

O presidente da CPI da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB), vai determinar a instauração de um procedimento para que seja investigada a denúncia de fraude em depoimentos prestados à comissão. A denúncia foi divulgada ontem pela revista Veja, com base em um vídeo.
“O presidente [Vital do Rêgo] entende que qualquer favorecimento que possa levar à mitigação do poder investigatório [da CPI] é prejudicial ao trabalho desenvolvido pelo colegiado. Por isso e ante à necessidade de apurar responsabilidades sobre o material veiculado [pela Veja], além de possíveis infringências legais, determinará a instalação de procedimento próprio para o necessário esclarecimento dos fatos, sem prejuízo ao desenvolvimento dos trabalhos da comissão”, diz o texto da nota emitida por Vital do Rêgo.
Na nota, o senador peemedebista disse que foi “surpreendido” com as “denúncias sobre informações privilegiadas passadas a depoentes”. De acordo com a última edição da revista Veja, o governo e a liderança do PT no Senado montaram uma fraude que consistia em passar antes aos investigados as perguntas que lhes seriam feitas pelos senadores nas reuniões da comissão.
Sérgio Gabrielli (ex-presidente da Petrobras), Nestor Cerveró (ex-diretor da estatal) e Graça Foster (atual presidente da petrolífera), por exemplo, teriam tido acesso, com antecedência, às questões. Vital do Rêgo também preside a CPI mista da Petrobras, também instalada no Congresso para apurar supostas irregularidades na estatal.

Nenhum comentário: