segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Conversa boa sobre BR/PB/Vale/Itaporanga: pragmático e polido, Aguinaldo Ribeiro trabalha com serenidade caminhada rumo ao Salão Azul do Senado Federal

Noite de boa conversa sobre política e a disputa que se avizinha, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) mostra-se como é: pragmático e polido na pavimentação da estrada rumo ao Salão Azul do Senado Federal. Sabe que não pode errar, o que quer e trabalha os detalhes para garantir o passe sem se preocupar com o "alarido" de possíveis adversários. 

A movimentação foi intensa na última semana, dentro de um avião entre Brasília-São Paulo, costurando um amplo palanque focando a vitória em 2 de outubro. Já na Paraíba, reunião com seu principal aliado o prefeito Cícero Lucena e, depois, nos encontramos sentados discorremos sobre vários assuntos, dentre os quais, os desdobramentos dos próximos dias. Um privilégio para esse humilde jornalista e que ficou na mesa, claro.

Falamos sobre a política com as novas regras eleitorais impactando os partidos nesse momento final de filiações (no Brasil e Paraíba) e fizemos uma leitura do cenário, no particular, com relação a Itaporanga e o Vale do Piancó. Sabe de có e salteado o que se passa e como irá agir. A "Missão Itaporanga" foi uma parceria colocada na mesa e que abraçamos. 

Lembramos do trabalho de formar a chapa proporcional do PP em 2018 em que ele já vislumbrava o futuro (2022) com novas regas. Ali o PP foi o único a sair sozinho e passou no teste, além de reelegê-lo teve uma grande sobra faltando pouco mais de dois mil votos pra eleger um segundo deputado federal. Nas eleições deste ano fará 2 federais e 4 estaduais tranquilamente. 

Aguinaldo é pragmático e decide no seu tempo. Quem quiser que espere e assuma as consequências dessa sua forma de agir. Tem capacidade de circular (e influenciar) na esquerda, no centro ou na direita. Uma mostra disso foi a reunião que teve com a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmam, em que levou o governador João Azevêdo junto. 

No paralelo, o presidente do seu partido, senador Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, já afirmou que não medirá esforços pra fazer Aguinaldo o futuro Senador da Paraíba. "Na verdade, é muito importante manter o diálogo visando o fortalecimento da Paraíba", diz. Tem uma capacidade imensa de ficar onde o poder e a influência se instala. 

Do seu jeito, calmo e polido, Aguinaldo passou o recado que precisava: está com Lula na Paraíba, onde quer que ele esteja, com quem ele esteja. E com a pesquisa divulgada nesta segunda (7) pelo instituto Datavox, com João liderando com 40,7%, o staff de Lula já ver com lupa a situação da Paraíba. Esse passeio por vários campos só é possível porque Aguinaldo tem um valor agregado.

Soube construir isso. Tem capacidade de circular, de abrir portas, de conseguir recursos e, por isso, apoio de muitos prefeitos Paraíba adentro. Será o candidato a Senador de João, se o cenário for favorável. Lula sabe que precisa, se eleito, governar com parlamento. Aguinaldo sabe bem como “ajudar”.

E estará onde houver garantia de vitória e boas perspectivas de poder. Da esquerda, no centro ou na direita. Não é futorologia, o #tbt político comprova. "A eleição é resultado do trabalho que a gente faz. Tem sido assim na minha vida e eu vou continuar trabalhando pela Paraíba. Estou pronto para ser o Senador da Paraíba", pontua. 

Destaca que essa não é uma decisão pessoal, mas partidária: "Tenho um partido, graças a Deus, com uma estrutura grande em nosso estado com o prefeito da capital, de Santa Rita, Cajazeiras, o vice-prefeito de Campina Grande, um contingente de prefeitos eleitos que nos acompanham. É uma decisão em conjunto. Não acredito em nenhuma candidatura que a pessoa sozinha decide ser candidato".

Então, aguardemos novos desdobramentos nos próximos dias...

Nenhum comentário: