quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Governo do Estado inaugura 'La Catedral', presídio especial no 5º BPM destinado à condenados por crimes de corrupção, e já há sete presos...

Sem muito alarde, o governo do Estado inaugurou, há poucos dias, a ala especial para presos condenados por crimes de corrupção, os tais criminosos de “colarinho branco”, nas instalações do 5º Batalhão de Polícia Militar (bairro do Valentina). É o Presídio Especial Valentina de Figueiredo.

Foram investidos R$ 1,4 milhão nas obras para a implantação de 20 novas salas com estrutura voltada para presos em regime especial. O pavilhão foi batizado pelos moradores da vizinhança como “La Catedral”, a célebre prisão que acomodou Pablo Escobar, na Colômbia.

A suspeita, desde o inicio, foi que o novo pavilhão seria destinado a corruptos flagrados pelo Gaeco em operações como Cartola, Xeque Mate e Calvário. No momento, até onde o Blog pode apurar, há sete apenados na nova ala, mas nenhum deles associação à Calvário.

La Catedral – Como se sabe, nos anos 1990, Escobar fez uma negociação com o governo colombiano, para evitar ser extraditado pros Estados Unidos, onde responderia por seus crimes de tráfico internacional. Ele aceitaria ficar preso na Colômbia, por cinco anos, na condição de construir o próprio presídio onde se sentisse digno. (com Helder Moura)

Nenhum comentário: