sexta-feira, 15 de outubro de 2010

População reclama de problemas e precariedade na área de saúde em Conceição

Depois de Piancó e Itaporanga, o município de Conceição foi o que mais recebeu recursos para a saúde este ano, mas as carências, deficiências e queixas ainda são uma realidade nos postos de saúde e no hospital da cidade, conforme queixa enviado ao blog pelo Profº. Ms. Ennio Alves Afirma.
De acordo com o professor, hoje os dois principais problemas da saúde local são a deficiência do hospital, que é gerido pelo Município, e oferta insuficiente de exames e consultas especializadas em relação à demanda existente, resultando em longa e demoradas filas no centro de saúde. “Hoje a pessoa chega na fila à tarde, janta na fila, dorme na fila para conseguir uma consulta ou exame especializado no dia seguinte”, eu não sei de quem é a culpa por isso, se é do Governo Federal, do Governo Estadual ou da Prefeitura, o que sei é que essa é a realidade”.
Uma outra crítica dura à saúde conceiçoense parte do vereador Raimundo Araújo. “A saúde de Conceição é altamente precária: para você ter uma idéia tem umas mulheres aqui que desde janeiro tentam fazer uma ultrassonografia transvaginal e não conseguem, e aqui não tem nem material para fazer exame de fezes”, queixa-se Raimundo, acrescentando que “para a pessoa conseguir um exame especializado em Conceição tem que chegar de madrugada na fila e é o maior sacrifício do mundo”.
O vereador enfatiza que o problema não é falta de dinheiro, mas de organização. “Isso é desorganização, é relapso”, opina, ao comentar que “o que existe hoje aqui é uma enganação: a Prefeitura diz que está oferecendo um benefício à população, mas é uma coisa que não existe”.
o Profº. Ms.  Ennio Alves por fim relembra o que a constituição afirma no seu
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Coma palavra a prefeita Vani Braga (PMDB)...

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia caro leitores, não estou aqui para defender ou criticar os administradores da nossa vida. O que vemos é que um vereador da oposição faz essas graves denúncias, por outro lado vemos um professor, que não participa politicamente e mal tem conhecimento do funcionamento e direcionamento das verbas municipais. Creio que seja apenas críticas pessoais, tendo em vista que não acompanham ou apoiam a atual administração.
Sei que Conceição não é diferente das demais cidades brasileiras, que o serviço de saúde ainda é precário, mas sei também que PODE SER MELHORADO E MUITO.
Por quê ao invés de está publicando suas críticas em blog´s, não vão até a câmara municipal e debatem com os vereadores, que são os representantes, e assim CUMPRE O QUE DIZ NA CONSTITUIÇÃO, que qualquer cidadão pode ser um fiscalizador dor recursos públicos.
Atenciosamente

Anônimo disse...

Se o problema da saúde do município referido fosse em relação as filas que os usuários enfrentam e a falta de marcação de exames especializados, poderia considera ótima, mas o problema maior é os erros médicos que acontece no hospital municipal, a falta de humanização que não existe com os usuários, a gestão com relação a saúde deve ser mudada pois o SUS não esta sendo utilizado como esta escrito no artigo 196 da Constituição Federal.