domingo, 21 de abril de 2013

Multidão estimada em 7 mil pessoas prestigiou encerramento da 9ª Festa de Santo Expedito, na comunidade Maria Soares, em Conceição.

 
Uma multidão calculada em cerca de 7 mil pessoas participou do enceramento da Festa de Santo Expedito, na Localidade Maria Soares, na cidade de Conceição. Desde o dia 10 de abril que os devotos do Santo reuniam-se para a novena, com orações, cantos, danças, escuta da palavra de Deus. Em cada noite da novena, um padre de nossa Diocese fez calorosas exortações aos devotos presentes. No dia 19, a programação festiva começou as 4h da manhã com uma caminhada intitulada de Caminhada das Graças de Santo Expedito, que contou a participação de cerca de 100 devotos, que saiu do Posto Frei Galvão até a Capela na Maria Soares. 
Na noite do dia 19, uma grande quantidade de carros e motos, saiu da praça da Matriz, em direção a Capela, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Conceição e de Santo Expedito. Ao chegar na chegar na Capela uma grande multidão já esperava a carreata. Em seguida teve a missa campal solene, presidida pelo Padre Humberto Mangueira, e concelebrada pelo Padre Erivânio da Cidade Ibiara. No final da Missa, o Casal Padrinho da Bandeira, Nilson Lacerda e Magnady Lacerda, fizeram o descerramento da Bandeira, marcando o fim da Novena. Neste momento teve uma queima de fogos, ao som do Hino de Santo Expedito. 
Após a missa o povo acorreu para o Pátio de Santo Expedito, para a parte profana da Festa, com a Banda Forró de Arromba e Forró Pegada Segura, que tocaram até as 4h da manhã. O povo se aglomerou nas inúmeras barracas que encheram o Pátio de Santo Expedito vendendo comidas típicas e bebidas. Entre a apresentação de uma banda e outra houve o sorteio de vários prêmios, doados pelo comercio local. A comissão informou que já passava dos R$ 37.000,00 as doações da Festa de Santo Expedito 2013, que serão investidos nas obras da Comunidade. 
A Festa de Comunidade de Santo Expedito, teve inicio a nove anos atrás, numa palhoça ao lado do atual Santuário. Um grupo de devotos fervorosos, animados por João Deon, e pelo Diácono Fidelis Mangueira, impulsionaram a devoção, que hoje é uma das maiores da região. A equipe agora batalha para transformar a Capela de Santo Expedito num Santuário regional, já que este tornou um ponto de visitação de milhares de fiéis e devotos de todo sertão paraibano. (Por Fidelis Mangueira/ConceiçãoVerdade)

Nenhum comentário: