terça-feira, 23 de abril de 2013

Cisma dentro dos quartéis após Governo ameaçar destituir Comissão de Promoções da PM por não indicar preferido de RC para virar coronel.

Mais um cisma dentro dos quartéis da Paraíba. Há pouco dias, a Comissão de Promoções da PM se reuniu para analisar os currículos e eleger a lista com quatro oficiais tenentes-coronéis para o governador Ricardo Coutinho escolher dois a promover a coronéis. Mas, sobreveio um impasse quando a lista chegou ao Comando Geral da Polícia Militar.
A informação é que o governador não gostou da relação, por não constar o nome do tenente-coronel Paulo Sérgio, comandante do BPTran, e nome de sua predileção. A Comissão indicou os tenentes-coronéis Antônio Carlos, Jerônimo, Jefferson e Júlio César, por ordem de votação. Desses, o governador precisa escolher dois e promover a coronel.
Com o impasse, já há quem murmure dentro dos quartéis, que o Comando Geral da PM pode destituir a Comissão de Promoções para que haja uma nova eleição dos oficiais a serem indicados para o governador. O caso tem provocado tensão dentro dos quartéis, uma vez que os quatro oficiais já indicados não aceitam mais deixar a lista. 
Não é o primeiro cisma dentro dos quartéis. Nas últimas semana, soldados e cabos, revoltados com a suspensão de suas promoções [anunciadas ontem pelo governador], chegaram a procurar advogados, através das entidades da polícia, para ir à Justiça cobrar o benefício. Após uma manifestação de suas esposas, com direito a vaias em Itabaiana, o governador decidiu autorizar as promoções. 
Há poucos dias, ganhou repercussão nacional a demissão do Coronel Jarlon Cabral Fagundes do cargo de Chefe do Estado maior Estratégico, o terceiro na hierarquia militar. Segundo o Uniblogbr, blog de divulgação dos policiais de todo o País, Jarlon foi demitido pelo govenador em retaliação por defender as promoções de mil policiais.

Nenhum comentário: