sexta-feira, 26 de abril de 2013

Câmara de Itaporanga aprova por unanimidade convocação da secretária de Saúde para explicar denúncias de irregularidades feitas por vereadores que já acionaram até o Ministério Público para investigar situação

Em sessão ordinária realizada na noite de ontem (25) pela Câmara Municipal de Itaporanga foi aprovado, pela unanimidade dos Vereadores, convocação da secretária municipal da Saúde, a Drª Aparecida Alves, para dar explicações quanto à diversas denúncias levantadas durante a sessão pelos parlamentares-mirins que num único tom pontuavam que o setor de Saúde do município encontrava-se "sem melhoras e com sérias irregularidades". Foram apresentadas denúncias sobre os serviços que estão paralisados; sobre falta de médicos nos PSF's e os poucos contratados não estão dando plantões; sobre a falta de medicamentos na Farmácia Básica do Município; sobre abandono de ambulância, enquanto pacientes estão sem atendimento à que tem direito; sobre a não marcação de exames especializados; etc.
"Minha gente quero dizer que a população tem procurado a Farmácia do Município e não encontra medicamentos. Precisamos saber porque isso está acontecendo, já que verba para a compra de remédios tem. Então, o povo é quem tá sendo prejudicado", disse o vereador Joaquim Salviano (PSDB). Para o tucano Ricardo Pinto, a secretária não tem nada a mostrar nesses quatro meses de gestão: "É problema de todos os lados. Agora mesmo quem quiser ver há uma ambulância abandonada lá em São Mamede, enquanto, o povo sofre aqui sem ter direito à nada. Tomara que a coisa melhore, mas do jeito que está...", disse.
Por sua vez o vereador Hélio do Bar (PTB), que faz parte da bancada de situação, concordou com os demais colegas quando reconheceu os problemas existidos na área de saúde em Itaporanga. "Realmente há problemas neste setor, dou o exemplo do SAMU, encontrado pela atual gestão, com o teto caindo devido trabalhos mal feito pela empresa responsável pela obra. É bom que a secretária venha à esta Casa esclarecer todos os pontos levantados pelos senhores", afirmou. O vereador Ivanilto Palmeira, também da base, emendou nas cobranças e disse que a secretária deve uma explicação à Casa, ao mesmo tempo em que afirmou ser preciso fazer uma investigação completa, seja por CPI ou outros meios. 
Em sua fala, o presidente da Casa, vereador Jacklino Porcino (PMDB), informou ao público presente que já tinha protocolado, dias atrás, uma denúncia no Ministério Público quanto às irregularidades encontradas no setor de saúde em Itaporanga, em particular, quanto a falta de médicos nos PSF's. "É uma lástima o que está acontecendo em Itaporanga. Falta médicos nos PSF's e nos poucos em que há contratados os mesmos não dão plantão, por isso, protocolamos uma denúncia no Ministério Público para que apure os casos de irregularidades encontradas", declarou.
Um dos casos trazidos ao plenário, inclusive, dá conta de que em uma das muitas 'blitz' que a Câmara vem fazendo nos diversos órgãos da administração municipal, em um PSF não fora encontrado médico e um funcionário disse que ele era 'tudo ali'. Os vereadores então lhe pediram o registro no CRM deixando-o sem graça. Portanto, a convocação da secretária foi aprovada por unanimidade, mas sua presença na Câmara Municipal para esclarecer sobre as denúncias levantadas pelos edis só deve acontecer na segunda quinzena de maio, já que não haverá sessão próxima semana e na posterior, mais precisamente dia 09, haverá uma audiência pública para debater implantação do IFPB em Itaporanga.

Nenhum comentário: