terça-feira, 23 de abril de 2013

Professores estaduais aderem a movimento nacional e param atividades por dois dias na Paraíba deixando mais de 400 mil alunos sem aula

Mais de 400 mil estudantes  ficam sem aula a partir desta quarta-feira (24) na Paraíba durante a paralisação dos professores e servidores da rede estadual de ensino. As aulas nas 804 escolas ficam suspensas até quinta-feira (25). A categoria é contra a medida provisória 196, que anula as progressões do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR). O protesto é para mobilizar a categoria por melhorias na educação e no piso salarial.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), a paralisação integra as atividades da VI Marcha Nacional pela Educação, que ocorre amanhã em Brasília. Segundo Paulo Tavares, Secretário Geral da CUT-PB, representante da Sintep-PB, os trabalhadores estão reivindicando o cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério, que determina o piso de R$ 1.451, que ainda não é respeitado em vários Estado, inclusive na Paraíba. “Além disso, também estamos cobrando a aprovação da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação até 2020”, destacou o sindicalista.
Entre as bandeiras de luta estão ainda a Aprovação do Plano Nacional de Educação, da valorização do Plano de Carreira e da normatização da Jornada de Trabalho. A paralisação nacional fez com que os professores da rede municipal de ensino de João Pessoa também paralisassem suas atividades reivindicando a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), a valorização da carreira profissional, e a destinação dos royalties do petróleo e do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. A paralisação acontece ainda na quarta-feira (24) e quinta-feira (25).

Nenhum comentário: