segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Carlos Siqueira (que estará 5ª-feira na PB) lança Danilo Cabral ao governo pelo PSB em Pernambuco com apoio do PT seguindo a 'regra de ouro' da federação, a mesma que garante à João Azevêdo o comando da aliança PSB/PT na Paraíba.

O PSB oficializou, nesta segunda-feira (21), o nome do deputado federal Danilo Cabral como pré-candidato a governador nas eleições 2022 em Pernambuco. Além dos socialistas, a Frente é formado pelo PT e por outras lideranças políticas de siglas que negociam nacionalmente a formação de uma federação partidária.

Apesar de favorito a vaga de senador, o governador Paulo Câmara (PSB) decidiu permanecer até o fim do mandato que acaba em dezembro próximo. No acordo, o PT vai indicar a deputada Marília Arraes para a vaga de senadora. No Estado, o PT havia anunciado a pré-candidatura do senador Humberto Costa, mas retirou o nome, o que é visto como um aceno ao PSB a fim de facilitar a federação entre as legendas. Com essa engenharia, Lula terá uma ampla bancada no Senado para não ficar refém do Centrão.

Cercado pelos correligionários da Frente Popular, Danilo apresentou um discurso de unidade e continuidade do projeto do PSB, que tem o prefeito de Recife, João Campos, como um dos principais políticos do estado. “Estou preparado para esse desafio. Estou preparado para a maior missão da minha vida”, disse o pré-candidato, durante evento na capital.

Mudanças na Paraíba

O mesmo cenário pode se repetir na Paraíba já que o atual governador João Azevêdo desembarca no PSB na próxima quinta-feira (24) em evento que contará com a Executiva Nacional, representada pelo presidente Carlos Siqueira, o que eventualmente pode fazer o PT tirar o pé do acelerador e regredir do apoio dado a Veneziano (MDB).

Segundo o deputado federal e presidente do PSB na Paraíba, Gervásio Maia, existe uma “regra de ouro” sendo discutida entre os partidos antes da federação, essa que aponta para a legenda que teve o maior número de eleitos nas eleições de 2018 é quem comandará o processo eleitoral em seu respectivo estado e, neste caso, o PSB é quem teria o direito de montar a chapa majoritária na Paraíba.

Nenhum comentário: