segunda-feira, 7 de março de 2022

Pastor Sérgio Queiroz surge como nome competitivo a mexer no xadrez político na disputa pelo Senado

Bruno Arruda, Bruno Gaudêncio, Pr Sérgio e Rui Galdino
A disputa pelo Senado que se apresentava indefinida por questões internas em seus respectivos campos ideológicos ganhou, na última semana, um competidor de respeito a mexer no xadrez político: o pastor Sérgio Queiroz (PRTB). Bem sucedido na vida profissional e resolvido na pessoal, com um curriculum respeitado como cartão de apresentação que lhe confere as credenciais necessárias para a empreitada. 

A senha foi dada por ele dias atrás em uma postagem nas redes sociais: “Quando temos uma missão de vida, nada nos para, só Deus. Jesus foi um “intruso” dentro do sistema. Ele trouxe convulsão pois trazia consigo uma mensagem indigesta. Quem é cristão e não produz certos transtornos na “polis” precisa reavaliar a vida. #livresparaconvulsionar”, postou o pastor.

Enquanto os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP) e Efraim Filho (UB) travam rinha particular pela vaga na chapa do governador João Azevêdo (PSB); executivo Bruno Roberto (PL) tenta se firmar no campo da Direita; e o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) continua em seu "calvário"; Sérgio Queiroz surge com com a qualidade e leveza de passar ao largo de conflitos. 

Como ele mesmo faz questão de frisar que não entrou na disputa por almejar "posição política", já que teria facilidade de ser eleito deputado federal, mas por considerar que é preciso debater o Estado como se deve e o Salão Azul do Congresso Nacional é o lugar certo para se discutir o Judiciário, o combate à corrupção, a implementação de bandeiras de reformulação e modernização do Estado, etc.

Com visual de jovem empreendedor, do tipo que você imaginaria à frente de uma startup bem-sucedida, o procurador da Fazenda Nacional parece bem à vontade ao pisar num terreno muitas vezes "perigoso". Tem visão moderna de gestão e defende a boa política como instrumento de transformação social e econômica da Paraíba e do Brasil.

O pastor Sérgio Queiroz cita uma regra antes de assumir a pré-candidatura o afastamento da liderança da Igreja Cidade Viva: "Por que fui defensor que pastor não deve convidar candidato pra apresentar na igreja. Eu nunca fiz isso em quase 20 anos. então, entendo essa regra como ética política-cristã que também tem de valer pra mim. Não posso ter criado uma regra que não sirva pra mim, isso é hipocrisia", diz.

Já circula com desenvoltura nos bastidores, requisitado por segmentos empresariais e de classe, que vê em seu projeto a oportunidade de dá uma guinada na política paraibana. Sabe que está entrando em uma “luta com gigantes”, mas não vê os outros pretensos candidatos como inimigos, tampouco como adversários. “Que esse processo seja o mais propositivo que se viu na Paraíba”, frisa.

Alinhado ao presidente Bolsonaro, de cujo governo foi auxiliar em várias pastas importantes, a leveza de Sérgio Queiroz faz dele opção para eleitores de várias matizes. Tanto que o Centro já corteja uma possível aliança, vide o deputado e pré-candidato ao governo Pedro Cunha Lima (PSDB), além é claro da Direita. Está costurando bem as alianças e pode até sair numa chapa puro-sangue.

São 29 anos de dedicação exemplar ao serviço público em diversas funções, sempre por concurso. "Acredito no Brasil e nas instituições democráticas. Faço parte de uma das instituições essenciais à Justiça, que é a advocacia pública. Me sinto um simples servo que deseja dar o melhor para a Paraíba e o Brasil e para as futuras gerações. Sou muito grato a Deus por tudo", comentou. 

Perfil - Sérgio Augusto de Queiroz

Sérgio Augusto de Queiroz nasceu em João Pessoa, em 26 de maio de 1972. É Procurador da Fazenda Nacional desde 2000 e tem Pós-Doutorado em Direito na Universidade de Salamanca, na Espanha (2022). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1993), graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1999), graduação em Psicologia (UFPB – incompleto), graduação em Teologia (FTSA – 2017).

Possui especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho (1995), MBA em Gestão Pública (2020) e especialização em liderança pelo Instituto Haggai (Cingapura). Tem Mestrado livre em Teologia pelo Instituto Bíblico Betel Brasileiro (2003), Mestrado em Filosofia Política e Ética pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Doutorado em Teologia pela Trinity International University, Chicago/USA, com validação pela PUC/RJ (2016). Atuou como Técnico da Justiça Federal (1993-1995) e Auditor-Fiscal do Trabalho (1995-2000).

Foi membro efetivo da transição governamental federal (Cargo Especial de Transição Governamental – CETG IV), em 2018. Foi Conselheiro Titular dos Conselhos Nacionais do Idoso, do Trabalho, dos Direitos Humanos e de Recursos Hídricos e atuou como Membro do Ponto de Contato Nacional da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), no Brasil.. Em 2019, foi presidente do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e secretário Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (2019-2020). Foi secretário Especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania (2020/2021) e secretário Especial de Modernização do Estado da Presidência da República (2021). É professor da Faculdade Internacional Cidade Viva, pastor Batista e presidente da Fundação Cidade Viva.

Um comentário:

Unknown disse...

Eis aí uma BOA oportunidade para MUDANÇA no cenário político paraibano. Vamos dizer fora as velhas raposas.