sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dr. Leonardo Cabral esclarece em Nota situação do hospital de Aguiar e diz que alteração funcional deve levar a revogação da interdição já nesta sexta-feira

O Dr. Leonardo Cabral Cavalcante (foto), diretor geral do Hospital Distrital "Francisco Bento Cabral" da cidade de Aguiar, envia Nota onde esclarece a real situação em que encontrou a referida Casa de Saúde, há exatos 25 dias, para que os paraibanos, principalmente, os aguiarenses, entendam o que levou o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) a interditá-lo, juntamente com os hospitais de Igaracy e Santana de Mangueira, no dia de ontem, como matéria publicada: (CRM-PB interdita os hospitais de Aguiar, Igaracy e Santana de Mangueira por falta de médico).
Entretanto, Dr. Leonardo esteve durante todo o dia de hoje em João Pessoa munido de documentos junto aos órgãos competentes para reverter a intervenção e devolver à cidade de Aguiar um hospital pronto para prestar um bom serviço à população. Para isso, procurou junto a Secretária Estadual de Saúde sanar as dificuldades encontradas e ele diz que amanhã (11) deverá ser protocolada uma alteração funcional o que deve levar a revogação da interdição proporcionando o funcionamento do hospital como Unidade Mista, sem prejuízo para a população.

Confira à seguir a Nota na íntegra:

"Agradeço a oportunidade cedida para prestar alguns esclarecimentos em relação ao Hospital de Aguiar. Ontem (09/01/11) o CRM-PB sugeriu a interdição do Hospital, pois, segundo Dr Euripedes (CRM), foi a "4ª vez" que a fiscalização ali esteve e, infelizmente, nesta última, esta medida de interdição foi tomada, alegando falta de médicos. Faz-se necessário esclarecer, que desde o dia da minha posse como Diretor, ocorrida há apenas 25 dias, tenho me empenhado diariamente nas melhorias de condições daquele Hospital, que leva o nome do meu tio Francisco Bento Cabral, enfrentando todos os tipos de obstáculos, aparentes e ocultos, e, que em menos de 1 semana empossado, conseguimos fazer o que não era feito há 21 anos: colocamos diariamente Enfermeiras (nível superior) plantonistas 24h por dia, 7 dias por semana; em relação aos médicos, hoje contamos com 2 plantonistas vinculados ao Hospital e ainda outros 2 aguardando apenas o aval da secretaria para contratação, além de uma busca incessante para que consigamos cobrir os 7 dias da semana, como merece o nosso sofrido povo.
Esta falta de médico, que vem de outrora, agravou-se ainda mais com o ILEGAL abandono do até então plantonista médico, o ex-prefeito daquela cidade, que deliberadamente não vem cumprindo com os seus plantões, uma vez que o mesmo continua mantido na escala, pois não houve demissões de médicos, nem muito menos proibições dos mesmos de adentrarem ao Hospital, pois não queríamos prejudicar os cidadãos aguiaenses, mas desde o dia 13 de janeiro que o mesmo não comparece ao seu posto de plantonista e nem sequer comunicou seu desligamento à direção, fato este que já está sendo apurado pelo próprio Conselho Regional de Medicina. Atentemos ainda, que se não fosse o descaso municipal com a saúde, o Hospital poderia exercer seu atendimento de forma adequada, sem se sobrecarregar com atendimentos básicos que deveriam ser realizados nos PSF, se os mesmos tivessem suas equipes completas, pois hoje falta médico no PSF rural e até mesmo Enfermeira no PSF urbano.
Em relação ao caos financeiro que nos deparamos ao tomarmos posse, destaco os descalábrios cometidos pela antiga Direção e Tesouraria, com débitos pendentes com empresas como ENERGISA (última conta paga em 25/08/10), CAGEPA (última conta paga em outubro/10), Telemar, Embratel, fornecedores de medicamentos (R$ 15.975,00 com uma das empresas, a REALMED), fornecedores locais de alimentos e mantimentos, livraria, débitos estes que giram em torno de R$ 40.000,00 mil em sua totalidade, até agora apurados pela nova gestão. Dentre inúmeras outras irregularidades, levandos-se em conta que o Hospital conta apenas com 13 leitos e um número restrito de funcionários, destaco números vultosos em compras de alimentos, tais como compra de mais de 200kg de carne nos últimos 50 dias de 2010, além de 108kg de frango, enquanto o Hospital tinha um gasto mensal real de cerca de 30 a 40kg; neste mesmo período ainda, foram comprados de cerca de 250kg de arroz, 112kg de feijão, 120 latas de leite, enquanto o consumo real não ultrapassava 50kg dos referidos alimentos, tudo isso conforme consta nas prestações de contas contidas nos arquivos do Hospital, gastos estes, que serão em breve investigados pela auditoria e Ministério Público. Interessante que, mesmo com essa fartura de alimentos, segundo contam os próprios funcionários, por muitas vezes os mesmos deixaram de comer para que nao faltasse comida para os pacientes. Situação semelhante encontramos em relação às compras de medicamentos. Enfim, encontramos um atentado violento ao dinheiro público, um verdadeiro desrespeito com os cofres do estado.
Para tentar sanar estas dificuldades encontradas, tenho contado com o apoio irrestrito de Governador Ricardo Coutinho e dos secretários Dr. Mário Toscano e Dr. Waldson de Sousa, além da equipe da Secretaria Estadual de Saúde, que, após reunião durante todo o dia de hoje, conseguimos avançar nos entendimentos para melhorias das condições do Hospital, o que mostra o comprometimento do Governo com a saúde dos paraibanos. Além disso, contactamos o Dr. Eurípedes e chegamos a um consenso em relação ao modo de funcionamento do Hospital como uma Unidade Mista, sem prejuízo para a população, sendo revogada a interdição tão logo seja protocolado esta alteração funcional, que será feita no dia de amanhã.
Emfim, tenho confiança em Deus, e acredito nos planos Dele para o cidadão Aguiaense. Pois como nos ensina o livro sagrado, João 8:12 – Cristo é a “luz do mundo”. Não será em 25 dias de gestão que conseguiremos sanar os 21 anos de escuridão e sofrimento aos quais este Hospital ficou refém, mas reitero aqui que darei não só meu suor, como também o meu sangue se necessário for, para que o povo de Aguiar, tão sofrido, tão humilhado, possa ter um Hospital digno de orgulho e a confiança de que dias melhores virão."

Coloco-me à disposição para outros esclarecimentos, verbais e documentais.

Grato, sem mais.

Dr Leonardo Cabral Cavalcante
Diretor Geral do Hospital Distrital Francisco Bento Cabral - Aguiar/PB

Nenhum comentário: