quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Atividades desenvolvidas com crianças e adolescentes no PETI são aplaudidas pela população em Itaporanga

 
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI - do município de Itaporanga, gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, numa parceria entre os governos Federal e Municipal, tem recebido elogios da população pela positiva articulação empreendida de um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, com desenvolvimento, via planejamento mensal, de atividades recreativas, esportivas e educacionais.
Após ampla reforma em suas dependências, no fim do ano passado, o Peti local foi presenteado com salas de videoteca, brinquedoteca, salas de leitura, e ampliado espaços de refeitório, cozinha, etc... para bem assistir as cerca de 170 crianças que diariamente tem à disposição refeições, como café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Visando, assim, proteger os beneficiários e contribuir para o desenvolvimento integral, oportunizando ainda o acesso à escola formal, saúde, alimentação e cultura, bem como a convivência familiar e comunitária. As crianças assistidas pelo Peti de Itaporanga participam de viagens para conhecer pontos turísticos, como o Vale dos Dinossauros (em Sousa), a Cruz da Menina (em Patos), além do Cristo Redentor (em Itaporanga).
Em Itaporanga, o Peti desenvolve ações extracurriculares, com dança, música, teatro, bordado e diversas atividades lúdicas. O programa é voltado para famílias de baixa renda, onde foram encontrados casos de trabalho infantil. A essas famílias é repassado um benefício mensal, desde que exista uma participação de pelo menos 85% nas ações desenvolvidas pelo município. De acordo com Janailma, coordenadora do Peti, são realizados ainda encontros com as famílias dos beneficiários pelo Programa, já que a família é lócus de atenção, devendo ser trabalhada por meio de ações sócio-educativas e geração de emprego e renda, buscando, assim, a sua promoção e a inclusão social.
Sob a atual gestão Djaci Brasileiro, o peti possui uma equipe que busca valorizar as crianças desenvolvendo atividades sócioeducativas e buscando erradicar as práticas de trabalho consideradas perigosas, penosas, degradantes e dando-lhes oportunidades de inserção social. Janailma ressalta ainda parcerias valorosas com o Conselho Tutelar, Creas e Cras.
"Não se nega às crianças o valor do trabalho, mas se dá às mesmas, a chance de aproveitar um período maravilhoso que é a infância, para que mais tarde possam assumir os compromissos de adultos com responsabilidade e comprometimento", ressalta a coordenadora. Em verdade,  o trabalho desenvolvido no Peti tem um grande papel na vida social das crianças assistidas, pois oportuniza um ambiente de geração de conhecimento, de aprimoramento de valores e de entendimento do papel social de cada um dos sujeitos que forma a sociedade.
Em Itaporanga, o Peti dispõe de cinco orientadores social e quatro facilitadores. Abaixo, você confere alguns momentos: 
  
 
 
 
O Peti é um Programa do Governo Federal que tem como objetivo retirar as crianças e adolescentes, de 07 a 14 anos, do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante, ou seja, aquele trabalho que coloca em risco a saúde e segurança das crianças e adolescentes.

Um comentário:

PETI em AÇÃO -Glória do Goitá/ PE- disse...

Vocês estão de parabéns, colegas!
Somos do PETI de Glória do Goitá/PE.
Abraços