domingo, 28 de agosto de 2011

Presidente da FIEP Buega Gadelha e o prefeito Djaci inauguram a Indústria do Conhecimento em Itaporanga

O Serviço Social da Indústria (SESI) inaugurou nesta sexta-feira (26), em Itaporanga, uma unidade da Indústria do Conhecimento. O industrial Francisco de Assis Benevides (Buega) Gadelha, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), e o prefeito Djaci Brasileiro cortaram juntos a fita inaugural do Projeto SESI que cumpre seu papel de instituição marcada por contribuições sociais, com destaque especial na temática da educação e da responsabilidade social.
Prestigiado por diversas autoridades, empresários e comunidade, o evento aconteceu no final da tarde  e marcou também a revitalização da Praça 'Pulquéria Pinto Brandão', localizada em frente ao Terminal Rodoviário 'Lourival Rodrigues'. “Para o SESI, o Projeto SESI Indústria do Conhecimento é um grande desafio, no momento em que abre espaços de acesso à informação, onde os indivíduos, numa perspectiva de educação ao longo da vida, tenham condições de sistematizá-las e apropriá-las como conhecimento”, disse Buega Gadelha.   
As Unidades SESI Indústria do Conhecimento são centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e Internet, onde os usuários terão a oportunidade de acesso à informação e à apropriação do conhecimento. O Prefeito Djaci agradeceu e enalteceu a parceria  SESI e Prefeitura em prol  da cidade. “Esses centros multimídia são estruturados de forma a atender a promoção do acesso à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e pesquisa. A cidade não pode viver sem cultura, esse também é um dos motivos da grande importância dessa unidade da Indústria do Conhecimento”, disse.
A Indústria do Conhecimento tem seus ambientes projetados de forma a facilitar a acessibilidade física,  com boas condições para leitura e estudo, bem como acesso a tecnologias e horários adequados para os usuários. Participaram da solenidade também diretores e conselheiros do Sistema FIEP, que vieram de Campina Grande em comitiva, bem como, industriais locais que formam o complexo têxtil Vale do Piancó.
O centro multimídia foi implantado em parceria com a prefeitura e conta com infraestrutura moderna, onde a comunidade tem acesso a cultura e educação. Dr. Buega Gadelha destacou a importância do empreendimento para facilitar o acesso da população do município à educação e à cultura. "A Indústria do Conhecimento é voltada para crianças de todas as idades e tenho certeza que a comunidade irá aproveitar essa iniciativa", afirmou.
A unidade conta com 10 computadores de última geração com acesso à internet e um acervo inicial de 1,3 mil livros, DVDs e CDs. A prefeitura do município cedeu o terreno de 160 metros quadrados, que ganhou um prédio de 100 metros quadrados de área construída, com capacidade para até 3 mil atendimentos mensais.
O prefeito também ressaltou a importância do empreendimento para a comunidade. "Essa iniciativa será de grande valia para melhorar o acesso da população à educação e à cultura. Mais do que infraestrutura, uma sociedade se constrói com pessoas, e nada mais precioso neste século do que a informação", disse. Durante a inauguração da Indústria do Conhecimento, o prefeito Djaci e o presidente da FIEP plantaram uma mudade árvore, tipo nin, simbolizando a vida e continuidade do programa de arborização e ajardinamento que a Prefeitura Municipal tem feito pelas principais avenidades e praças da cidade.
Durante seu discurso Buega Gadelha animou os presentes, em particular os empresários, por ampliar a perspectiva da atuação do Sistema SESI/SENAI em Itaporanga. Para ele, as indústrias da região sentirão efeito principalmente na questão de qualificação de profissionais. "A estrutura do Sesi e do Senai vai melhorar em muito e teremos uma evolução na qualificação de nossa mão de obra", afirmou, ressaltando ainda a importância da parceria entre a iniciativa privada e o poder público municipal. "É essa união que vai gerar desenvolvimento e riqueza para o nosso município", disse. 
Durante a solenidade o prefeito Djaci e o presidente da FIEP Dr. Buega Gadelha plataram juntos um árvore,  nos jardins da unidade da Indústria do Conhecimento, simbolizando a vida.A rádio Correio do Vale transmitiu ao vivo a solenidade, também coberta por outras emissoras e pela TV Itararé de Campina Grande.
 O presidente da FIEP Dr. Buega Gadelha, além de comitiva de empresários, esteve acompanhado da sua esposa e filha, respectivamente, dona Elvira e Letícia, que foram recepcionados pelo prefeito Djaci e pela primeira-dama Kátia Brasileiro.

Nenhum comentário: