quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Conferência abriu espaço de debate para Juventude de Itaporanga discutir temas que afetam o público juvenil

Com o tema "Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos", a 1ª Conferência de Juventude de Itaporanga teve como objetivo contribuir para a construção e fortalecer a política nacional voltada aos jovens. Durante o evento, aconteceram discussões sobre temas que afetam o público juvenil, divididas em seis eixos. "Através dos jovens é que as grandes conquistas sociais acontecem", destacou Daniely Salviano, aluna da EEEFM Adalgisa Teódulo, eleita entre os delegados que representarão o município na Etapa Estadual. Ela também enfatizou: "Estamos comprometidos com a defesa da juventude e espero que a Conferência seja produtiva para defender os interesses dos jovens de Itaporanga".
A mobilização ocorreu no Atlântida Esporte Clube, e os resultados dos debates serão levados para a Conferência Estadual, que acontece na segunda quinzena de outubro e auxiliarão na elaboração do Plano Nacional da Juventude - prioridades 2011/2015. Coordenada pelo editor do blog, integrante da Comissão Organizadora, a Conferência teve como palestrante o vice-presidente da Comissão Organizadora da Conferência Estadual, Cleiton Albuquerque. O Regimento da Conferência foi lido pelo professor Jucivan Araújo, articulador cultural da 7º Região, que falou sobre a importância do evento.
Acima, os momentos em que ocorre a discussão dos eixos temáticos, nos diversos grupos formados, e a eleição das prioridades apresentadas, bem como, dos delegados que representarão o município de Itaporanga na eata estadual da Conferência de Juventude.
Após a formação dos grupos temáticos, os jovens passaram a expor suas idéias e contribuir com os debates que envolveram os mais diversos segmentos da sociedade. Haja vista quão é importante o jovem se dispor a participar, pois com esta energia e com a visão que ele tem, pode dar a sua contribuição e ajudar a melhorar cada vez mais a nossa cidade. Em Itaporanga, por exemplo, os jovens encontram espaços de conhecimento e cultura, como no programa Projovem onde podem participar de diversas oficinas como capoeira, teatro, informática, além de debates sobre os mais variados temas.
Em verdade, a juventude é um importante segmento da sociedade. Através das redes sociais o jovem se mobiliza e consegue as soluções para seus problemas. O Governo quer ter a oportunidade de ouvir as reclamações e oferecer as soluções através dessas Conferências. Por isso a importância da participação de todos. Os eixos debatidos foram: Direito ao Desenvolvimento Integral; Direito ao Território; Direito à Experimentação e Qualidade de Vida; Direito a Diversidade e Vida Segura e Direito a Participação.

Nenhum comentário: