quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Itaporanga realizou hoje sua 1ª Conferência Municipal de Juventude com debates sobre efetivação dos direitos

 
O prefeito Djaci Brasileiro abriu nesta quinta-feira (1º), a etapa municipal da  Conferência  Nacional da Juventude. O evento foi organizado pelo Gabinete do Prefeito e contou com a presença de 170 jovens inscritos representantes de diversos segmentos da sociedade. A cerimônia de abertura contou com presença, na formação da mesas dos trabalhos: dos secretários municipais José Joaquim (Administração e Finanças, Ricardo Pinto (Gabinete do Prefeito), Geralda Figueiredo (Assistência Social) e Fátima Caiana (Educação);
Ainda, do professor Josias Tolentino (gerente da 7ª Gerência Regional de Educação), Jucivan Araújo (Articulador Cultural da 7ª Região); dos vereadores José Honório (presidente da Câmara), João Pereira e Erivaldo Rufino; da conselheira tutelar Roberta (Itaporanga); Ana Ângelo (representando a coordenadoria regional da Emater); Wanderson Rodrigues e este editor, representando a coordenadoria municipal da Conferência, além do vice-presidente da Comissão Organizadora da Etapa Estadual e confencista, Cleiton Albuquerque.
O Atlântida Esporte Clube ficou completamente tomado pelos jovens que afirmam a  conferência como um  espaço voltado à participação da sociedade civil, especialmente dos jovens, no processo de afirmação, promoção e consolidação das políticas públicas, reunindo movimentos e organizações juvenis, suas redes e fóruns, entidades de apoio. Trata-se, de uma oportunidade de diálogo entre os governos e as organizações da sociedade civil, importante na construção e na garantia de direitos.
A 1ª Conferência Municipal de Juventude de Itaporanga foi convocada pelo prefeito Djaci Brasileiro, no último dia 1º de agosto, e se transformou num momento histórico e importante para o município após o anúncio feito pelo prefeito da criação do Conselho Municipal de Juventude. “A marca da juventude é a ousadia. O importante é que a gente nunca perca a capacidade de sonhar”, disse Djaci.
O tema central da Conferência foi “Juventude Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, por onde  passaram discussões acerca da educação, trabalho, saúde, meio-ambiente, mobilidade urbana, esporte e lazer, cultura, diversidade, segurança e direito à participação, entre outros. “Parabenizo à Prefeitura de Itaporanga pela bela conferência. Uma conferência plural que conseguiu trazer pessoas que já tem acúmulo e outras que estão se aproximando e conhecendo, o que é fundamental para um movimento de renovação dos quadros das políticas juvenis e para a formação de novas lideranças. A impressão é a melhor possível”, afirmou Cleiton Albuquerque.
 
Participação  maciça é gesto de maturidade
Para o prefeito Djaci, o encontro revela que a juventude itaporanguense amadureceu muito nos últimos anos. “Aqui é um gesto de maturidade da juventude”, disse. "Não há um grande movimento no mundo que não tinha tido o protagonismo da juventude e aqui em Itaporanga isso não seria diferente. Por isso, renovo a atenção destinada aos jovens com a criação do Conselho Municipal de Juventude", pontuou Djaci.
Djaci enfatizou a importância da Conferência. “Este é um momento necessário para a juventude fazer uma profunda reflexão sobre o seu papel no presente e as tarefas e desafios para o futuro. Certamente iremos enfrentar diversos obstáculos, mas vocês aqui na Conferência podem discutir caminhos e elaborar políticas públicas que perpassem a construção de direitos de juventude”, afirmou.
Outro ponto abordado pelo prefeito foi a relevância dada pela atual gestão à participação popular em todos os setores. “Essa é uma cidade que mobiliza as pessoas, cria espaços de participação e consolida a nova democracia, porque só assim é possível consolidar o protagonismo político de todos. Estamos construindo o presente aqui com mudanças em Itaporanga e o futuro são vocês que vão construir”, encerrou Djaci.
Cleiton ladeado pelos coordenadores da Juventude municipal, Zé Joaquim e o editor do blog
O vice-presidente estadual da Conferência Estadual fez questão de enaltecer a possibilidade de grandes propostas surgir a partir daquele encontro, bem como, frisou o momento histórico que vice a juventude em Itaporanga pela decisão pioneira, no Estado da Paraíba, do Executivo Municipal em criar um Conselho Municipal de Juventude, ressaltando com louvor, o carater deliberativo que lhe foi dado.

Nenhum comentário: