quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Momento histórico: durante conferência prefeito Djaci assinar e vereadores recebem projeto criando Conselho Municipal de Juventude em Itaporanga

Realmente, como diria o poeta Geraldo Vandré “quem sabe faz a hora não espera acontecer” e é isso que a Juventude de Itaporanga fez neste 1º de setembro, uma data histórica que marca e se transforma num divisor de águas com relação às políticas públicas para o público juvenil na 'Rainha do Vale'. O mais novo passo rumo a um município com mais políticas públicas jovens, com a cara dos jovens, foi dado com a realização da 1ª Conferência Municipal de Juventude que teve uma ótima notícia dada pelo prefeito Djaci Brasileiro: a criação do Conselho Municipal de Juventude.
O prefeito, numa clara demonstração de atenção especial, previlegiou os jovens e assinou na oportunidade um Projeto de Lei criando o referido Conselho que, em ato contínuou, foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador José Honório de Sousa, juntamente com os vereadores João Pereira de Sousa (Duvan) e Erivaldo Rufino. Em verdade, um marco histório para a Juventude itaporanguense.
Ao chegar ao evento de abertura já dava pra notar que os jovens, presentes no local, não estavam ali para brincadeiras e sim para discutir política, educação e temas relacionados à juventude. “O bom da conferência é que abre os espaços para expressarmos nossas vontades, para que, com isso, possam ser elaboradas políticas públicas para os jovens. Antes a gente não tinha isso, hoje, podemos falar e ser ouvidos”, disse animada,  Daniely Salviano, aluna do 3º ano do ensino médio da EEEFM Adalgisa Teódulo da Fonseca.
“A gente está começando agora a ser ouvidos. Pretendo participar de mais conferências”, reforçou Lo-Amy David,  estudante do Colégio Diocesano 'Dom João da Mata'. Os dois alunos foram eleitos, junto com outros cinco colegas de várias escolas, delegados para representarem o município na conferência estadual, que será realizada em outubro próximo. “Esse é mais um marco legal. Sem juventude não há mudança, sem juventude nenhuma sociedade consegue crescer”, ressaltaram.

O Conselho Municipal de Juventude tem como objetivo servir como órgão de apoio aos poderes municipais na promoção e execução de projetos destinados aos jovens itaporanguense. O conselho será  formado por representantes da sociedade civil e do poder público. Representará jovens com idade entre 15 a 29 anos de idade e tem como objetivos estudar, elaborar, discutir e propor programas e projetos relacionados à juventude, visando, debater a realidade social, economica, politica e cultura de interesse.
O prefeito ressaltou a papel da juventude no governo:"Não há um grande movimento no mundo que não tinha tido o protagonismo da juventude e aqui em Itaporanga isso não seria diferente”, contou Djaci. Foi a primeira conferência realizada no município em que os poderes Executivo e Legislativo se dispuseram a tamanha demonstração de apreço por determinada classe, ao criar um Conselho Deliberativo como é o da Juventude.
A participação na conferência foi satisfatória e preencheu os requisitos propostos. Cerca de 170 jovens inscritos, dos quase 200 pessoas presentes, representando o poder público, sociedade civil, entidades de ensino superior, evangélicos e católicos, além de um excelente público que prestigiou a abertura e os trabalhos da conferência.

Um comentário:

Stherlan_juventude disse...

Parabéns prefeito e toda sua equipe.. a 3 anos quando diretor municipal de juventude de Conceição fiz esse projeto e tive o apoio do Prefeito Alexandre Braga e de alguns vereadores.. o projeto foi aprovado e Conceição foi a 1ª cidade do vale a ganha o CMJ