sexta-feira, 15 de agosto de 2014

PL que pretendia denominar de Tia Laura escola municipal, como queria prefeito, é arquivado porque já existe denominação - Maria de Fernão...

Além de fiscalizar o executivo e legislar, é imprescindível para uma boa atuação parlamentar que o Vereador saiba o que está propondo e cumpra uma tarefa simples na hora de elaborar e apresentar um projeto de lei: pesquisar. Mesmo que a intenção seja das mais louváveis possível, um bom parlamentar não pode jogar um projeto para apreciação do plenário sem saber se a proposta já existe. O mesmo vale para comissões temáticas e para os demais edis, na hora de apreciar e votar qualquer matéria. Inclusive, para o próprio executivo quando for de seu interesse.
Na sessão de ontem (14), da Câmara Municipal de Itaporanga, o plenário se deparou novamente com uma situação constrangedora quando da apreciação de projeto de lei, de autoria do vereador Ubiramar (PTB), que tinha por finalidade denominar a Escola Municipal Infantil de Tempo Integral, localizada no conjunto Chagas Soares, construída pelo ex-prefeito Djaci Brasileiro e orçada em mais de R$ 1.3 milhão, um dos mais importantes investimento em educação no município, na última década.
Situação constrangedora porque expôs uma polêmica desnecessária diante da perspectiva de uma família honrada em ver a homenagem a uma das mais expoentes na educação local, ser arquivada por conta da péssima elaboração de uma lei, sem pesquisa. O projeto em pauta ontem visava denominar a escola com o nome da professora Laura Araújo - a saudosa Tia Laura. No entanto, a referida escola já tem nome. Trata-se de honrosa homenagem proposta pelo então vereador Erivaldo Rufino, em 2012, à Maria Nóbrega Aguiar de Sá - também saudosa dona Maria de Fernão.
Da tribuna, o edil defendeu o projeto ora proposta em consonância com o que prometeu mês passado o prefeito Audiberg Alves, durante a inauguração da escola [cuja placa não tem o nome de dona Maria de Fernão]. Coube ao vereador Ricardo Pinto (foto acima) alertar de que o projeto era inválido porque já existe denominação. Uma desconsideração à uma figura ilustre que tanto fez pela sociedade itaporanguense, no caso dona Maria de Fernão. Não menosprezando, claro, a finalidade honrosa da homenagem pretendida à Tia Laura.
"O senhor precisa estar mais atento com os projetos que propõe para que a câmara não passe vexame ao aprovar algo que já existe. A homenagem a Tia Laura é por demais justa, mas a escola já tem nome e de uma pessoa não menos importante, que é de dona Maria de Fernão. A própria família de Tia Laura jamais seria de acordo com essa troca. Por isso, temos que ter mais responsabilidade com a atuação parlamentar", discursou da tribuna Ricardo.
Situação idêntica aconteceu ano passado quando a câmara aprovou projeto de lei denominando o posto de saúde da comunidade rural Cravoeiro/Araxá de 'Alcebíades Alves de Carvalho', pai do atual prefeito. Uma semana depois, a câmara invalidou a aprovação da matéria porque o posto de saúde já tinha nome - do senhor Francisco Bidô. De autoria também do vereador Ubiramar, coube na ocasião a vereadora Izabelle Mendes alertar à Casa de que já havia nome no posto. A câmara desfez na época o erro à que fora levada por conta de um projeto mal elaborado e sem pesquisa.
Agora, alertada por um vereador atento às matérias propostas, a mesa diretora arquivou antes de passar novo vexame.

Maria de Fernão [que faleceu em outubro de 2010, aos 76 anos de idade] dedicou sua vida à causa dos pobres: dirigiu o Clube de Mães de Itaporanga, onde ensinou a pintura, o bordado e a arte culinária para centenas de mulheres. Como integrante do Lions Clube local, realizou inúmeras campanhas em benefício de pessoas desabrigadas e carentes. Foi membro do Centro Espírita Jesus de Nazareth, onde realizou, até o fim da vida, eventos destinados a crianças pobres. Artista plástica, decorou centenas de casamentos em Itaporanga, sem contar as festas de debutantes e outros eventos festivos.


Laura Araújo, carinhosamente chamada de Tia Laura [que faleceu em janeiro de 2013, aos 82 anos de idade], foi uma das baluartes na educação local, uma das primeiras professoras da cidade, turma de normalistas diplomada em 1949, tendo fundado em 1981 um dos mais importantes educandários de ensino infantil da região - o Instituto Educacional Santa Mônica [tocado hoje por duas filhas, Ritinha e Verônica]. Grande parte dos itaporanguenses alfabetizados ns últimas cinco décadas, do século passado, passaram por suas mãos. 

Nenhum comentário: