sexta-feira, 15 de agosto de 2014

TJPB fará reengenharia de sua máquina administrativa para economizar

Com uma máquina administrativa “pesada” e a redução dos repasses dos duodécimos ao Poder Judiciário paraibano nos últimos três anos, despesas com vigilância e segurança armada, gastos com energia elétrica e com folha de pessoal estão na 'mira' do TJPB. A ordem é economizar. 
E para estudar adequações orçamentárias, foram constituídos os comitês orçamentários 2015 para o 1º e 2º grau de jurisdição. Entre as propostas, a substituição de parte dos vigilantes pela guarda militar da reserva da PM poderá reduzir em 25% os gastos com segurança privada. 
Na área de pessoal, a medida seria reduzir o quantitativo de gerências, chefias e supervisões, funções que poderiam ser fundidas ou extintas, além de extinguir comarcas, unidades e cargos (assistente administrativo e oficial judiciário), e reduzir assessores.
Na reengenharia pretendida pelo TJPB é preciso que haja uma redistribuição de pessoal comissionado entre 1º e 2º grau de jurisdição. Existem aproximadamente 500 cargos comissionados lotados no 1º grau e cerca de 420 no 2º grau. Sendo que no 1º grau tramitam muito mais processos: cerca de 500 mil, contra apenas 30 mil no 2º grau.

Nenhum comentário: