sábado, 16 de agosto de 2014

Cássio lidera primeira pesquisa após registro oficial das candidaturas, com 48% contra 25% obtido pelo governador Ricardo e 3% de Vitalzinho...

O Jornal da Paraíba divulgou neste sábado (160 a primeira pesquisa de intenção de votos após o registro oficial das candidaturas a governador da Paraíba no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) apareceu bem a frente do atual governador com 48% das intenções de voto. Os números são da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), entre 7 e 9 de agosto. O governador Ricardo Coutinho (PSB) tem 25% das intenções de voto.
Já o senador Vital do Rêgo Filho, candidato do PMDB, teve um mau desempenho ficando na terceira posição, com apenas 3%. O Major Fábio, do Pros, obteve 1%. Os candidatos Antonio Radical (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL) não pontuaram. Brancos e nulos somam 8% e não sabem ou não responderam totalizam 14%. Pelos números apontados na pesquisa, a eleição na Paraíba seria decidida logo no primeiro turno.
No confronto entre Cássio e Ricardo, o tucano supera as intenções de voto conferidas ao socialista em todas as mesorregiões do Estado. A diferença maior aparece no Agreste, com 34% de vantagem para o tucano, que conta com 52% contra 18% do opositor. Nas demais regiões, os números são os seguintes: Mata (42% a 29%), Borborema ( 50% a 26%) e Sertão (52% a 27%). Nos dois maiores colégios eleitorais do Estado – João Pessoa e Campina Grande –, Cássio também bate Ricardo. Na capital, ele obteve 38% das intenções de voto contra 31% do adversário. Em Campina Grande, são 55% para o tucano e 15% para o socialista.
O favoritismo de Cássio também foi registrado na pesquisa espontânea. Ele tem 35%, Ricardo 18% e Vital 2%. Os demais candidatos não pontuaram. A pesquisa do Ipespe foi registrada na Justiça Eleitoral, sob o protocolo PB-00016/2014. Foram ouvidos 1.500 entrevistados no Estado. A margem de erro estimada é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95,5%.

Nenhum comentário: