segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O Globo: auditoria do SUS revela indícios de irregularidades no Hospital de Trauma de JP no contrato com a Cruz Vermelha

O Globo Trauma
Não bastasse o escândalo das macas, denunciado neste domingo (10) pelo Fantástico, uma auditoria realizada pelo Denasus, órgão de controle do SUS, “apontou também indícios de irregularidades” no contrato de terceirização do Hospital de Trauma com a Cruz Vermelha gaúcha, com respeito à distribuição de medicamentos de uso contínuo. Pior: ficou constatado que a Cruz Vermelha terceirizou o serviço para outra empresa, a UniHealth.
A denúncia está no jornal O Globo online: “O Denasus diz que “a Cruz Vermelha destinou, para aquisição de medicamentos, R$ 2.787.258,69”, 4,3% do montante repassado pela secretaria. “Ressalte-se que esse valor (os 4,3%) não foi suficiente para aquisição de medicamentos que suprisse a demanda do hospital de julho/2011 a março/2012”, completa a auditoria.”
Diz ainda a reportagem: “Outro ponto destacado pelo Denasus é que, no mesmo período do contrato com a UniHealth, outra empresa prestou serviço à Cruz Vermelha para realizar “trabalhos similares” à UniHealth, afirma a auditoria: “as empresas realizaram trabalhos similares, tais como: administração de estoques, armazenagem etc.”.
Hospital – Segundo a direção do Hospital “a outra empresa, Intervendas, foi contratada para auditar e dimensionar a necessidade de abastecimento”, enquanto a UniHealth iria “estabelece fluxos de logística, controle de estoque, (…) treinamento”, que “não existe desabastecimento de remédios”, ressaltando que “o investimento em reposição de estoques de remédios, ao contrário do que diz o Denasus, foi de R$ 4 milhões”.
Processo no TCE – Registra ainda O Globo: “A relação entre a Cruz Vermelha e o governo da Paraíba é alvo também de processo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) de 2011, sobre contas do governo. Segundo a assessoria de imprensa do TCE, o processo entrou em pauta para votação em dezembro de 2013, mas foi retirado para análise de nova documentação de defesa”.
Reportagem completa em: http://goo.gl/cKqwQI.

Nenhum comentário: