domingo, 7 de setembro de 2014

Missa do Vaqueiro na abertura da Festa da Padroeira em Nova Olinda...

A Paróquia de Nova Olinda iniciou a Festa da sua Padroeira Nossa Senhora dos Remédiosneste fim de semana recém findo e segue até o próximo domingo (14). Na abertura foi realizada a Missa do Vaqueiro no Parque de Vaquejada ‘Dionísia Moisés’, às 8 horas. Em seguida, Pe. João e todos os vaqueiros vieram à cidade em uma grande e bela cavalgada que percorreu diversas ruas ao som de músicas de  gado.
Chegando à Igreja Matriz realizaram uma ação de graças pela recuperação da Saúde do Sr. Lucas Vaqueiro, que no ano passado não pode participar, mas este ano esteve presente e em ato de profundo agradecimento a Deus recebeu em suas mãos a imagem de Nossa Senhora Aparecida que veio em cavalgada. Tal santa é protetora dos peões de boiadeiro.
Em seguida foi o momento de homenagem ao vaqueiro como todo ano acontece. Desta vez o Sr. Pedro de Elizeu foi homenageado, recebendo palavras de reconhecimento pela sua vida de trabalho junto ao gado e garra na caatinga local. Entre as orações foi colocada intenção pela alma do Sr. João Raimundo Neto. Juracy cantou a famosa música ‘A morte do Vaqueiro’ de Luiz Gonzaga. 
Esta música sempre é apresentada em missas dos vaqueiros conforme tradição pernambucana. A mesma representa a saga e a vida do boiadeiro com sua força e sofrimentos. Pe. João Romão abençoou os vaqueiros e assim encerrou este primeiro momento da Festa de Nossa Senhora dos Remédios. 

Logo após a missa, os vaqueiros saíram em cavalgada pelas ruas da cidade...

Nenhum comentário: