quinta-feira, 7 de abril de 2016

“Velho Chico”: Ator natural de Conceição tem participação marcante na novele e a partir de segunda-feira começa nova fase com Lucy Alves entrando na trama...

Fernando Teixeira (Foto: Reprodução)
Em (14) de março a Rede Globo estreou a novela o Velho Chico, apresentando no elenco vários atores que estreavam em telenovelas. Um deles é o conceiçãoense Fernando Teixeira, que dá vida ao coronel Floriano (foto ao lado). Aos 73 anos, ele carrega na bagagem um vasto histórico pelo teatro e pelo cinema. Mesmo com a experiência de artista veterano, ele contou que foi marcante se assistir na televisão. “Fiquei totalmente emocionado com a novela”, revelou.
Apesar de a estreia de Fernando na teledramaturgia só ter acontecido agora, a trajetória dele com o universo teatral não é recente. Em 1961, o conceiçãoense se mudou para São Paulo, para estudar música. Por lá, decidiu alterar os planos e focou num curso de teatro. “Desde então, não parei mais. Já montei 43 espetáculos, mas atuei em poucos. Não me gostava muito como ator”, disse.
O interesse pela interpretação só veio, de fato, em 2001, quando recebeu o convite para integrar o elenco do filme “Por trinta dinheiros”, de Vânia Perazzo. “Foi o cinema que me provocou. Entre curtas e longas, já participei de 39 trabalhos”, explicou. Mesmo com a experiência nas produções para a telona, o ator contou que o trabalho na TV tem muitas diferenças. “As duas linguagens se parecem muito, mas na TV as coisas funcionam de maneira mais rápida. É tudo muito ágil, interferindo no ritmo do trabalho e nos detalhes da interpretação”.
A experiência na novela também permitiu a Fernando conviver com grandes referências da teledramaturgia – nos bastidores e diante das câmeras. Um deles é o diretor artístico de Velho Chico, Luiz Fernando Carvalho. “Trabalhar com ele foi fora do normal. É um cara muito ligado a estética da imagem, ao aprofundamento, ele é muito estudioso. E poder contracenar com nomes como Tarcísio Meira é um grande privilégio. Tarcísio é um mito. Ele é alegre, amigo, uma figura interessantíssima”. 

NORDESTE - As gravações da novela levaram Fernando Teixeira a conhecer lugares do Nordeste que ele nunca havia visitado. As cenas dele foram filmadas de janeiro até o início de março. Nesse período, o ator passou por São Francisco do Conde e Santo Amaro da Purificação, ambas na Bahia, e Delmiro Gouveia, em Alagoas. Para os trabalhos nessa última cidade, o elenco ficou hospedado num município vizinho, chamado Piranhas. O paraibano contou que, lá, ele viu uma das cenas mais belas de sua vida. “Caiu uma chuva absurda, que chegou a destelhar o hotel em que estávamos. Porém, o temporal fez subir em mais de dois metros o volume de água do Rio São Francisco. Foi algo incrível de se acompanhar”, falou. Outra parte das gravações aconteceu no Projac, no Rio de Janeiro.

OUTRO ESTREANTE - Outro veterano que também fez sua estreia na teledramaturgia no primeiro capítulo de Velho Chico foi Dadá Venceslau. Paraibano de Patos, ele interpreta Benedito na nova novela das 9. Começou sua carreira como artesão, e na década de 1980 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua experiência com a arte circense, o teatro e as artes plásticas.
Dadá também é cantor e gravou um CD que resgata cantigas do cancioneiro popular; participou de projetos como ‘Arte Reciclada’ e ‘Galeria de Rua [FAVI/Associart]’; além de já ter exposto no Centro Cultural São Francisco, Centro Cultural da Câmara dos Vereadores, Estação Cabo Branco e Funesc.

Lucy Alves comparece ao evento que acontece nos Estúdios Globo, no Rio; ela entra na segunda fase como Luzia (Foto: Inacio Moraes/ Gshow)
MAIS PARAIBANOS - Além deles, Velho Chico conta com outros oito nomes da Paraíba, em duas fases: Lucy Alves, como Luzia; Verônica Cavalcante, como Zilu; Zezita Matos, como Piedade; Marcelia Cartaxo, como Josefa; Lucas Veloso, que viverá um personagem também chamado Lucas; José Dumont, como Zé Pirangueiro; Luci Pereira, que será a rezadeira Ceci; e a cantora de coco de roda Vó Mera, que fará uma participação como uma parteira.
A trama é marcada por mortes, duelos, confrontos familiares e o despertar de romances, tendo como principal pano de fundo o rio São Francisco. Velho Chico é a nova novela das 9 da Globo. Ela traz a história de Edmara Barbosa e Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, sob a supervisão de Benedito Ruy Barbosa. A obra tem direção artística de Luiz Fernando Carvalho.
Fonte: Por Alysson Bernardo e Juliana Miranda

Nenhum comentário: