sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dilma passa a usar avião "superluxuoso" da Embraer


A Presidenta Dilma Rousseff dispõe, desde quinta-feira (17), de um avião novo. Chama-se Lineage 1000. É fabricado pela Embraer. Trata-se de aeronave com capacidade para 19 pessoas. É o maior, mais luxuoso e mais caro jato executivo fabricado pela empresa (coisa de US$ 50 milhões). Em comunicado levado à sua página na internet, a Aeronáutica informa que o uso do avião “não acarretará novos custos financeiros” para o governo.
A aeronave, diz a nota, é “de propriedade da Embraer”. Foi cedida à FAB, que a utilizará “temporariamente”. Vai substituir outros dois aviões, que “passarão, nos próximos meses, [...] por manutenção programada”. São dois modelos Embraer 190, adquiridos sob Lula. A FAB usa-os nos vôos presidenciais dentro do Brasil. O novo avião foi ao hangar do GTE (Grupo de Transporte Especial) da Aeronáutica, com o prefixo FAB 2592.
Como demonstra o vídeo lá do alto, Dilma passará a voar rodeada de requinte. Lançado em maio de 2006, o Lineage foi projetado para prover luxo e conforto. Dispõe de cinco ambientes internos. Entre eles sala-de-estar, de reunião, de refeições e uma suíte equipada com cama, armários e ducha. Oferece sistema WI-FI, que assegura aos passageiros acesso à internet. Tem cinco TVs com tela de cristal líquido (LCD, na sigla em inglês).
Se quiser, Dilma poderá manusar, no ar, as malas acomodadas no compartimento de bagagem. Há no avião bagageiro que, pressurizado, é acessível em pleno vôo. Embora a idéia seja usar o avião em deslocamentos nacionais, Dilma pode utilizá-lo também em viagens internacionais, se julgar conveniente. O Lineage tem autonomia para cobrir, sem escalas, por exemplo, trajetos como Brasília-Nova York ou São Paulo-Miami.
A Aeronáutica informa que o Lineage será usado “temporariamente". Apenas enquanto os aviões antigos passam por revisão, cada um a seu tempo. O diabo vai ser abdicar do luxo depois de tê-lo experimentado. (JosiasdeSouza)
Em tempo: Com Dilma, só mulheres são comissárias de bordo do avião presidencial. Ao todo, são nove mulheres sargentos da FAB que usam uniformes semelhantes aos de aeromoças, e não as fardas de gala da FAB. Os pilotos e co-pilotos, porém, bem como o pessoal de manutenção, continuam sendo homens - oficiais e sargentos da Força Aérea.

Nenhum comentário: