segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Roupas de algodão colorido cultivado no Alto Sertão Paraibano entra nas passarelas da moda

A 17ª edição do Rio-à-Porter — evento de negócios paralelo à Fashion Rio — reuniu nesse últimos dias investidores interessados nas criações de marcas nacionais e internacionais para a próxima temporada. Entre as marcas que participaram estão a americana Ed Hardy, com clientes como o jogador Cristiano Ronaldo e a cantora Madonna, além da Natural Cotton Color, da Paraíba.
A marca de João Pessoa estreou nas passarelas com uma proposta ecológica. A coleção tem como base o algodão ecológico da Paraíba, que já nasce colorido, atualmente cultivado com o apoio da Coep nos municípios de São José de Piranhas, Monte Horebe, Bonito de Santa Fé Cachoeira dos Índios e Juarez Távora, no sertão do Estado.
O algodão colorido é cultivado por agricultores familiares nesses municípios e toda a produção é levada para o polo de beneficiamento, localizado no sítio Lago de Dentro, em São José de Piranhas. Lá é feito o beneficiamento para separar o caroço da pluma.
Desde 2007, quando começou a parceria com a Coopenatural, os produtores passaram a produzir o algodão colorido de forma orgânica e com isso puderam vender por R$ 6,00 o quilo da pluma (algodão beneficiado).
Em entrevista para o portal Radar Sertanejo, o secretário de agricultura de São José de Piranhas, Nelson Soares (foto), que também coordena a usina de beneficiamento do algodão colorido, afirmou que a cultura do algodão ecológico no Sertão paraibano já está dando resultados. (RadarSertanejo)

Nenhum comentário: