terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Brasil Alfabetizado: Sobram mais de 12 mil vagas na Paraíba; o município de Conceição superou meta

Mais de 60% dos municípios paraibanos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado, que tem o objetivo de alfabetizar adolescentes e adultos com idade a partir de 15 anos, ainda não cumpriram as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), para o ciclo com início em 2010 e término neste ano. No total das 157 cidades que participam do projeto no Estado, apenas 56 obtiveram número de matrículas igual ou superior à meta, 100 não atingiram o percentual e uma não forneceu os dados ao sistema.
Pelo levantamento, todos os municípios do Estado juntos somam 84.201 vagas, sendo que apenas 71.336 foram preenchidas, sobrando 12.865 matrículas em aberto. Conforme a assessoria de imprensa do Ministério da Educação, o ciclo 2010 ainda está em vigor e há municípios que ainda estão cadastrando os alunos. Alguns municípios iniciaram as classes  em maio ou outubro de 2010, mas, em outros, as aulas ainda vão começar. Este pode ser um dos motivos para a sobra de vagas.
O ministério não discriminou, contudo, em quais unidades as  matrículas já foram encerradas. Pelo levantamento, a maioria das cidades que já atingiram a meta fica no interior do Estado. É  o caso de Conceição, Cajazeiras e Pombal. A primeira deveria matricular 2.200 alunos no programa, mas superou a meta e cadastrou 2.776 adolescentes e adultos. Já para Cajazeiras, foi estipulado um número de 2.300 matrículas, sendo que a cidade ultrapassou a estimativa em 69 estudantes. Em Pombal, o MEC estipulou a alfabetização de 700 alunos, mas foi atingida a marca de 811 matrículas.
Leia matéria completa no: Portal RPSCOM

Nenhum comentário: