quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Divulgado nomes de presos na Operação Pedra Bonita

A ‘Operação Pedra Bonita’, deflagrada na madrugada de ontem pela Polícia Civil da Paraíba, conseguiu prender 12 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e apreender um menor de 17 anos nas cidades de Itaporanga e Santana dos Garrotes, na região do Vale do Piancó. A ação contou com um efetivo de 150 homens, recebendo reforços enviados das dez delegacias regionais da Polícia Civil espalhadas por todo o Estado. Entre os presos estão cinco mulheres, acusadas de atuar como “gerentes” do tráfico no Sertão. Durante a ação, a polícia apreendeu quatro quilos de maconha e dezenas de pedras de crack, além de R$ 4,5 mil em dinheiro e munição para pistola 380. Dois carros e uma moto que teriam sido adquiridos com dinheiro do tráfico também foram recolhidos.
Em Itaporanga foram presos os suspeitos Raíla Cosmo de Oliveira Silva, Maria Lúcio, Cícero Mateus dos Santos, Thalisson Nóbrega Pereira, Cícero Isaque Figueiredo de Araújo, José Gerônimo de Souza Neto, Antônio Luiz de Lima Fernandes, Maria do Socorro Teixeira, Antônio Carlos de Oliveira, Maria Luciana Lourenço Ferreira, Francineudo Dias Queiroz e apreendido o menor de 17 anos. Já no município de Santana dos Garrotes, a polícia prendeu Adriana Pereira, apontada como uma das líderes da venda de drogas na região.  
O esquema funcionava de forma organizada, tendo as mulheres como gerentes do crime. “É uma organização criminosa que funcionava como uma empresa, distribuindo drogas para toda a região”, afirmou Gleberson Fernandes, delegado de Itaporanga que coordenou a operação. O próximo passo da investigação será a identificação das conexões mantidas pelo esquema desarticulado em Itaporanga com traficantes de outros Estados do Nordeste.
O objetivo da operação foi garantir o cumprimento de 24 mandados expedidos pela juíza Andréa Carla Nunes Galdino, da comarca de Itaporanga, sendo 13 mandados de prisão e onze de busca e apreensão. Ao todo, 12 mandados de prisão foram cumpridos e outro suspeito foi preso em flagrante pelo porte de drogas. O nome da operação faz a alusão ao nome da cidade de Itaporanga, que na língua indígena significa ‘Pedra Bonita’.
As investigações começaram há cerca de um ano. A partir de denúncias anônimas, a polícia conseguiu determinar a identificação e a localização dos suspeitos. “Iniciamos as investigações apurando as denúncias e encaminhamos o caso para o setor de inteligência da Polícia Civil, que estava acompanhando estas pessoas e com as provas colhidas conseguimos executar esses mandados de prisão e com o decorrer da operação poderão ocorrer novas prisões em flagrante”, explicou o delegado Fernandes.
Peritos de João Pessoa foram encaminhados a Itaporanga para analisar todo o material recolhido. Todos os presos e o menor apreendido foram ouvidos em depoimento e estão detidos na Cadeia Pública de Itaporanga, onde estão à disposição da Justiça. Todos estão com a prisão temporária decretada pelo prazo de 30 dias, quando o inquérito será concluído. (JP)De acordo com Severiano Pedro, delegado chefe da Polícia Civil na Paraíba, a ação articulada com a participação de agentes de várias cidades do Estado deverá ser retomada em outras operações. “Esta foi uma operação exitosa, onde cumprimos praticamente todos os mandados e realizamos mais duas prisões em flagrante por tráfico de drogas e apreendemos um vasto material que será periciado”, afirmou.
Participaram da ação homens do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Metropolitana de João Pessoa, da Delegacia de Roubos e Furtos de Campina Grande (DRF), além de delegados e agentes das demais delegacias regionais da Paraíba, oriundos de Guarabira, Monteiro, Patos, Picuí, Catolé do Rocha, Cajazeiras e Itabaiana, além do efetivo de Itaporanga que deflagrou a operação. “Foi uma integração muito boa entre policiais de todas as regionais. Pela grande quantidade de autuações, precisávamos de um efetivo deste porte já que para cada auto são necessários pelo menos cinco policiais”, informou o delegado Gleberson Fernandes. (JP)

Nenhum comentário: