segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Apesar de ignorada, articulação de Cícero foi primordial para garantir posse de Cássio no Senado

Criticado e muitas vezes hostilizado, o senador Cícero Lucena (PSDB) foi uma das figuras mais emblemáticas no processo de aceleração da posse de Cássio Cunha Lima no Senado Federal. Trabalhando apenas nos bastidores, sem muitos holofotes, Cícero Lucena acabou agindo mais e aparecendo menos. A ação, todavia, foi quem fez a diferença. O tucano deixou de viajar para o encontro Nacional do PSDB, hoje (segunda-feira) no Rio de Janeiro – motivo pelo qual a posse do tucano foi transferida para terça-feira (08) – para participar da reunião da Mesa Diretora que iria definir o ingresso do amigo no Congresso Nacional.
Lucena disse que a posse Cássio representa o respeito a democracia e o fortalecimento do PSDB da Paraíba. Na qualidade de presidente estadual da sigla na Paraíba, Cícero preferiu se ausentar do seminário para impedir qualquer tipo de manobra que retardasse ainda mais a posse de Cássio Cunha Lima. Vale lembrar que foi por pressão e iniciativa de Cícero Lucena, que a bancada tucana no Senado Federal decidiu se reunir com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cesar Pelluzzo, no início de outubro desse ano, para exigir o julgamento do Recurso de Cássio para tomar posse. Só depois desse encontro é que o STF surpreendeu a todos e colocou o Recurso na pauta, o que pegou até o próprio Cássio de surpresa.
Foi Cícero Lucena que também articulou uma reação para obstacular os trabalhos do Senado Federal caso a decisão do STF não fosse cumprida. Enfim. Cícero não marcou presença na solenidade de diplomação de Cásssio pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, mas sim, preferiu usar o poder que tem, na qualidade de 1º Secretário da Casa, para garantir que a decisão do STF não ficasse apenas na diplomação, mas também na posse. (PBAgora)

Nenhum comentário: