quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Em audiência pública reitor do IFPB assegura implantação de cursos no 2º semestre de 2012 no campus de Itaporanga e possibilidade de criar núcleos em Conceição e Piancó

Itaporanga sediou na tarde desta quarta-feira (9) uma Audiência Pública promovida pelo IFPB quando foi amplamente discutido a implantação de cursos técnicos e superiores no campus que a instituição implantará ano que vem em Itaporanga. Com a presença de autoridades do município, representantes do IFPB, alunos, professores e comunidade local, e também de municípios vizinhos, a audiência foi o momento de discussão sobre a implantação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba na cidade.
A mesa dos trabalhos foi composta pelo magnífico reitor do IFPB, professor João Batista de Oliveira Silva; pelo prefeito Djaci Brasileiro; pelo vereador Herculano Pereira [representando a Câmara Municipal]; pelo diretor de Educação Superior e Pró-Reitor de Ensino susbtituto José Lins Cavalcanti de Alburquerque Netto [representando o Pró-Reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques]; pela secretária municipal de Educação, professora Fátima Caiana; pelo professor Almiro de Sá Ferreira [superintendente do SENAR]; e pelo ex-prefeito José Silvino Sobrinho.
A solenidade, realizada na 1ª Igreja Batista gentilmente cedida pelo Pastor Roberto, foi iniciada com uma apresentação do IFPB, feita pelo Reitor João Batista de Oliveira e pelo Pró-Reitor de Ensino substituto, José Lins Cavalcanti, traçando um panorama sobre a história do Instituto, sua estrutura física e educacional.
Em seguida, o professor itaporanguense Ridelson Farias [assessor especial da Reitoria] apresentou o Estudo, sobre Itaporanga e municípios vizinhos, de Viabilidade de Cursos, elaborado por uma equipe técnica do IFPB, que tem norteado as sugestões e as escolhas dos cursos que cada novo campus do Plano de Expansão III irá oferecer. Este estudo leva em consideração índices de desenvolvimento e atividades econômicas da região atendida pelos futuros campi.
De acordo com a tendência para a área de sindústria têxtil, identificada pelo Estudo de Viabilidade, para Itaporanga, foram sugeridos três cursos: o Técnico Integrado em Tecelagem, o Técnico Subsequente em Informática e o Curso Superior de Tecnologia em Produção Têxtil. Após a apresentação destas sugestões, a comunidade teve a oportunidade de dar a sua opinião, sugerindo a possibilidade de implantação de outros cursos. "Esses cusos fazem parte de um primeiro momento de instalação do campi e nas próximas etapas, claro, surgirão outros", disse.
A instalação de um campus em Itaporanga vai atender 20 municípios da região, que conta com uma população acima dos 151 mil habitantes, num raio de 50 km, de acordo com o Estudo de Viabilidade de Cursos. O reitor, entretanto, revelou que há possibilidade de instalação Núcleos Avançados nos municípios de Conceição e Piancó. Durante sua fala, o prefeito Djaci Brasileiro externou o sentimento de esperança e alegria do povo itaporanguense pela concretização de um sonho buscado por toda a população do Vale do Piancó.
"Tentamos conseguir a implantação de um campus da UFCG e não foi possível mas, com certeza, será de importância fundamental para o desenvolvimento de nossa região a chegada do IFPB com a implantação de um campus em Itaporanga. Aonde serão ofertados cursos de nível médio, técnico, superior, mestrado e doutorado. Foi uma luta travada diuturnamente até quando eu e o reitor estivemos no Palácio do Planalto, em maio passado, para assinatura de convênio com a Presidente Dilma", pontuou o prefeito.
Baseado em detalhado estudo das potencialidades de Itaporanga foi que o professor Ridelson chegou a definição dos cursos para o campus de Itaporanga, tendo a seguinte carga horária: Técnico Integrado em Tecelagem (1.000 horas), o Técnico Subsequente em Informática (1.200 horas) e o Curso Superior Técnico em Produção Têxtil (2.400 horas). Ou seja, os cursos ofertados se concentram no setor da indústria, identificado através do APL Têxtil do Vale do Piancó. Lembra o professor, que o aumento do número de matrículas propiciará um maior montante de cursos.
Na oportunidade ainda foi formada uma mesa especifica da equipe do IFPB para recebimento das sugestões apresentadas pela comunidade. Foram sugeridos possibilidade de implantação de cursos na área de Licenciatura, de Psicicultura, Agroindustrial, Gestão Contábil, Agronomia, Agricultura Irrigada, Risicultura (Arroz Vermelho), Zootecnia, dentre outros. Um dos momentos em destaque foi a participação das alunas Pâmela Waleska e Isolda Hipólito, do Colégio Diocesano Dom João da Mata, pela contundência do debate.
"Não queremos desmecer os cursos ofertados por vocês [IFPB] mas nós que estamos terminando o ensino médio necessitamos de algo mais abrangente como cursos nas áreas de Farmácia, Design, Biologia, Química, Engenharia Elétrica e Civil... o que viria a atender quem não tem vocação para o setor de tecelagem", defederam. O professor Ridelson, juntamente com o reitor João Batista, parabenizaram a particição das alunas mas explicaram que a oferta apresentada focava o presente, diante da indústria têxtil, e não somente o futuro pretendido por elas, o que não deixaria de acontecer em etapa posteriores.
Numa participação por demais pertinente coube ao advogado Dr. Titico Pedro, presidente da Fundação Anália Rodrigues, buscar compromisso do reitor para que a comunidade pudesse saber o momento em que, realmente, o campus e os cursos serão implantados em Itaporanga. "O campus IFPB de Itaporanga já é uma realidade, enquanto, a implantação dos cursos vai depender da parceria junto a Prefeitura Municipal, o que vem sendo feito pelo prefeito Djaci, e da elaboração pedagógica. Então, posso assegurar que no início do segundo semestre do ano que vem já teremos esses cursos implantados aqui", respondeu o reitor.
O reitor João Batista afirmou que o campus IFPB de Itaporanga terá 60 professores e 50 servidores que serão admitidos através de concurso público. "No que depender do nosso governo podem ter certeza que estaremos prontificados para assegurar a implantação o mais breve possível desse campus. O Vale do Piancó não aguenta ficar sem cursos superiores públicos. Olhar de maneira especial para a educação é o mínimo que podemos fazer para a comunidade, em especial, para os estudantes e jovens", concluiu o prefeito Djaci. 
Acima participação do aluno Alexandre (Escola Normal), abaixo, a professora Sônia Carvalho (ex-gerente da 7ª Gerência Regional de Educação) e, em seguida, o Dr. Titico Pedro.
Alunas Pâmela e Isolda (em primeiro plano na 2ª fila)

Um comentário:

Phillipe Neves disse...

Quando eu postar o video no you tube do discusso das alunas do 3°Ano B do Diocesano Isolda Hipolito e Pamela , lhe mandarei o link "