quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Um Novo Tempo - por Reynollds Augusto

Chega a redação belíssimo ensaio de Reynollds Augusto, Departamento de Divulgação do Centro Espírita Jesus de Nazaré, abordando sobre a audiência pública promovida ontem em Itaporanga pelo IFPB para escolha de cursos a serem implantados na 'Rainha do Vale, o qual o blog tem imensa honra em publicá-lo. Confira:
Um Novo Tempo
(Reynollds Augusto)

Se você parar para pensar, no fundo, no fundo, o aparente concreto depende do abstrato. O mundo das formas só existe porque antes houve um pensamento. Isso é certo. Tudo só vive porque antes “alguém” pensou. Isso é lógico. Então se conclui que, antes de tudo existir foi necessário preliminarmente que um pensamento antecedente se fizesse presente. Como o pensamento racional é um atributo do ser humano, tudo o mais que existe que não foi obra do homem, só pode ter vindo de um pensamento exterior que nós chamamos de Deus. Alguns chamam de Alá, outros, como os meus irmãos Maçons, o Grande Arquiteto do Universo. Não importa! Isso implica exatamente naquele axioma que aplicamos à nossa ciência, não há efeito sem causa e é por isso que o cosmo, a vida, não pode ter surgido do nada, porque o nada não existe e não pode criar nada. Desculpe o trocadilho.

Mas porque esse embrulho todo?
Comecei filosofando para dizer aos amigos de Itaporanga que quando uma pessoa pensa sozinha, isso não sai do campo do abstrato, e dificilmente se torna real, concreto. Quando o nosso pensamento está alinhado às normas divinas, os nossos projetos pessoais se tornam realizáveis. E isso é assim porque Deus é a inteligência suprema do universo e a causa de tudo que existe, e o pensamento que emana dele é força que faz que concretiza, que realiza.
Na vida democrática o pensamento uno, não consegue criar forma. Pois o pensamento que tem força é o pensamento coletivo em torno do mesmo fim. Quando dois pensam, um grupo pensa uma comunidade pensa, uma cidade pensa junto o projeto se realiza. Isso se chama evolução. Isso é o pensamento consciente. Em qualquer democracia, isso é força.
Faz tempo que bradamos, nos movimentamos, brigamos juntos, para que pudéssemos ter em nossa terra uma escola de nível superior. A vinda do IFET para Itaporanga é o primeiro passo para que esse pensamento saia do subjetivismo coletivo e se torne realidade, no campo das formas. Chegou o tempo, como disse o apóstolo Paulo e há tempo para tudo, até para partimos do palco terrestre, que está acontecendo todos os dias. Todos nós estamos na contagem regressiva para volvermos á verdadeira vida, que é a espiritual e continuar aprimorando o pensamento rumo à perfeição absoluta, a nossa fatalidade. Alguns apelidam isso de “Salvação”.
Mas eu fui ao Templo da Igreja Batista de Itaporanga e me senti feliz com a presença das autoridades, dos estudantes, de representantes da sociedade civil, organizada: Maçonaria, Centro Espírita, CDL, Alcaíta, etc. Queria nominar o nome de todas as pessoas, mas não vou fazê-lo para não pecar por omissão.
Coisa bonita de se ver. Os filhos de Deus, em uma das casas de Deus, pensando no futuro, e em conquistar um lugar ao sol. Uma audiência pública transmitida pelas ondas da Rádio do Bem, que é a Boa Nova FM. O nosso futuro começando pelas seguras palavras do reitor JOÃO BATISTA, dentre outros, que trouxeram esperança para o Vale do Piancó. Todos felizes, discutindo o que realmente interessa, sem ironias, verbos perdidos e conversa fiada. Coisa bonita der se ver, repito.
Todas as falas esclarecendo o objetivo do IFET, a sua evolução, o desenvolvimento que a instituição trará para Itaporanga.
O estudo feito com a participação do esposo da minha colega de justiça, Márcia, Ridelson Farias - assessor especial da Reitoria- foi de um esclarecimento técnico apreciável. Não conhecia esse lado operante do nosso conterrâneo, que talvez possa se estabelecer em Itaporanga, no futuro, e esquecer de vez essa idéia equivocada de residir nos grandes centros, cujo inchaço demográfico gera violência.
Mas, muita gente boa de Itaporanga se manifestou sobre quais cursos a instituição poderia começar a oferecer. Os estudos realizados pelos técnicos indicaram três cursos básicos.
Um debate frutífero, relevante, uma viagem que poderá chegar até ao nível de Mestrado. Coisa bonita de se ver, sem zoada, politicagem barata e intenções segundas. É disso que Itaporanga precisa: união em torno do progresso e não de palavras vazias, que se perdem ao vento, e não trazem nenhuma realização no campo das formas.
Estamos a caminho.
Começamos tarde, mas começamos bem.
O nosso tempo chegou.
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.
www.reynollds.blogspot.com ( BLOG "PENSE NISSO")

Nenhum comentário: