sexta-feira, 11 de novembro de 2011

RC assina projeto para a implantar usina solar em Coremas

A Paraíba ganhará a primeira Usina Termo Solar da América Latina, com capacidade de gerar 50 MW de energia. O primeiro passo para a viabilização do empreendimento foi dado na manhã desta sexta-feira (11), no Palácio da Redenção, com a assinatura do Protocolo de Intenções pelo governador Ricardo Coutinho, o prefeito de Coremas, Edilson Pereira, e o representante da empresa Rio Alto Energia, de São Paulo. Com investimentos previstos de R$ 350 milhões em 24 meses, a Usina Solar de Coremas será um marco por ser a primeira licenciada no Brasil com capacidade de geração de 50 MW de energia elétrica. No termo assinado, a empresa Rio Alto Energia se compromete a iniciar a instalação da unidade industrial em 12 meses, tendo um total de 24 meses para colocar a usina em operação.
A energia a ser produzida será vendida ao Governo Federal, por meio de leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O prefeito de Coremas, Edmilson Pereira, comemorou a assinatura do protocolo de intenções e acredita que a usina irá contribuir para o desenvolvimento econômico e turístico da região, além de estimular outros setores, como o comércio e os serviços. Ele também destacou o impacto do empreendimento na arrecadação dos tributos. “O desafio da prefeitura e do Governo do Estado é promover a capacitação da mão-de-obra e da infraestrutura do locais, para que os empregos fiquem no município e também”, avaliou.
A Rio Alto Energia, que atua na geração de energia elétrica por meio de fontes renováveis, conta com sete projetos de PCHs em Minas Gerais e Goiás, somando 124 MW. A usina termo solar de Coremas vai gerar 50 MW de energia solar, com complemento de biomassa. (com secom)

Nenhum comentário: