terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cássio Cunha Lima faz primeiro discurso como senador: “Eu não só tenho a ficha limpa, tenho a vida limpa”

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) fez seu pronunciamento, após tomar posse na tarde de hoje com o senador Cícero Lucena presidindo a Mesa do Senado. Pelo twitter, o tucano disse rogar a Deus para fazer um mandato à altura do povo da Paraíba. "Rogo a Deus para que eu faça um mandato à altura da Paraiba e da expectativa dos paraibanos".
No seu discurso Cássio reafirmou que tem uma ficha limpa, fazendo referência a lei complementar 135/2010, que acabou retardando sua posse. Cássio classificou a lei como um lapso do legislativo, que segundo ele, transferiu do povo para o judiciário a responsabilidade de escolher seus representantes. Ele destacou que não quer com essa afirmação atingir aos magistrados, "em sua absoluta maioria formada por homens íntegros, mas não existe democracia fora do alcance da soberania popular".
O tucano disse que atravessou todo período que antecedeu sua posse acreditando fielmente que esse dia chegaria. "Queria agradecer a Paraíba, que durante esse tempo, me tomou pelo braço e me manteve de pé", destacou ele acrescentando o agradecimento a esposa Silvia Cunha Lima, aos filhos Diogo, Pedro e Marcela, ao pai poeta Ronaldo Cunha Lima e todos os familiares. 
O senador Aécio Neves aparteou colega e o saudou em nome da bancada do PSDB. Ele lembrou o inicio da trajetória política de Cássio como deputado constituinte e classificou como ética e reta sua conduta em toda vida pública. O senador Cícero Lucena, como presidia a sessão, não fez aparte, mas saudou o novo senador e destacou a importância do momento para o parlamento, para a Paraíba e para o PSDB.
A placa de sinalização com o nome de Santiago já foi trocada pela de Cássio. Flávio Cunha Lima, servidor de carreira do Senado e parente de Cássio, deve assumir a chefia de gabinete. Foi de Cícero Lucena (PSDB) a articulação para que Cássio subisse à tribuna do Senado Federal nesta terça (8) para fazer seu primeiro discurso já empossado.
Prometendo ser breve, Cássio deu início à sua fala afirmando que precisava explicar ao Brasil o que motivou ser vítima da lei da “Ficha Limpa”. Lembrou a Justiça Eleitoral paraibano o puniu por conta de um plano social similar ao Bolsa Família, do Governo Federal. “Preciso tomar muito cuidado ao abordar os temas da Ficha Limpa”, ressaltou.
Mais adiante, em sua defesa, Cássio insistiu em sua inocência. Como prova de idoneidade, lembrou que nunca teve uma conta de gestão reprovada. “Eu não só tenho a ficha limpa, eu tenho a vida limpa”, destacou. Evitando ser contundente nas críticas à Justiça Eleitoral, Cássio externou seu descontentamento com o sofrimento passado, mesmo tendo sido eleito com mais de 1 milhão de votos. “Juiz nenhum pode se sobrepor à vontade do povo”, disparou.
Em meio a agradecimentos aos que, segundo ele, contribuíram para as suas vitórias – como sua esposa e filhos – com os olhos cheios de lágrimas, Cássio dedicou sua primeira sessão como senador a seu pai, o ex-governador e ex-senador Ronaldo Cunha Lima.“Dedico a você, poeta. Sua trajetória digna me serve de referência”, declarou o tucano, complementando: “Tenho imenso orgulho de tê-lo como pai”.
Ao fim de sua primeira participação como Senador, Cássio arrematou: “Venceu a soberania do voto popular”. Várias lideranças políticas da Paraíba, a exemplo de Efraim Morais, João Gonçalves, Wilson Braga e Domiciano Cabral estão no Senado para prestigiar a posse de Cássio.

Nenhum comentário: