segunda-feira, 14 de março de 2011

Polícia e MP fazem operação contra acusados de vender cirurgias em Campina Grande

A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual realizam uma operação nesta segunda-feira (14) para cumprir cinco mandados de prisão e sete de busca e apreensão em Campina Grande. Os alvos são as pessoas acusadas de envolvimento no esquema de 'venda' de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais públicos de Campina Grande.
O crime foi denunciado por pacientes e familires e as imagens do flagrante foram veiculadas pela TV Paraíba na semana passada. Com uma câmera escondida, a equipe flagrou um médico e uma técnico em Enfermagem cobrando dinheiro de pacientes para que eles 'furem a fila' de espera por cirurgias ortopédicas já garantidas pelo SUS. Os acusados foram afastados pela direção do Hospital Regional e respondem a inquéritos administrativos.
Conforme o primeiro balanço da Operação Hipócrates, uma pessoa foi presa. Ainda foram cumpridos mandados de apreensão na casa do médico Godofredo Borborema e na loja de produtos ortopédicos dele. Na residência, foram apreendidos computadores, documentos e munições calibre 12.
A operação desta segunda-feira é resultado de três meses de investigações por parte do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil e do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
De acordo com as primeiras informações, há outras pessoas envolvidas no caso, além do médico Godofredo Borborema e de uma técnica em Enfermagem. Ambos foram filmados negociando as cirurgias. O Ministério Público dará mais detalhes sobre os crimes durante uma entrevista coletiva, marcada para as 10h na sede do órgão em Campina Grande.
Com informações e fotos de Plínio Almeida e João Paulo Medeiros, da TV Paraíba

Nenhum comentário: