sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Em Itaporanga: Central de Regulação, Farmácia Básica e LPD recebem investimentos de 360 mil

Na realidade, um Governo democrático e participativo reconhece as reais necessidades da comunidade e busca sempre atender a cada uma delas. A saúde é prioridade na Administração Djaci Brasileiro e outras duas grandes realizações foram entregues aos itaporanguenses: A Central de Regulação e Marcação de Consultas e Auditoria e a Farmácia Básica. O secretário municipal da Saúde, Dr. Gaudêncio Mendes, agradeceu ao Prefeito pelas realizações na área de Saúde e ressaltou que os serviços oferecidos por estas obras garantem um melhor atendimento a população indistintamente.
Ricardo inspeciona Central de Regulação e Marcação
O Secretário Chefe de Gabinete, Ricardo Rangel, enfatizou durante a inspeção a relevância das obras em andamento no município. A Central de Regulação e Marcação, já em funcionamento, facilita o acesso da população aos serviços de saúde como: marcação de exames como raio-x, ultrassonografia, ressonâncias e muitos outros, além do agendamento de consultas com diversos especialistas.
Na Farmácia Básica a comunidade tem aceso à medicamentos essenciais para o tratamento de diversas patologias. Medicamentos para hipertensão, diabetes, antitérmicos e anticoncepcionais são apenas alguns que fazem parte da lista que inclui mais de 50 itens. A  Farmácia conta ainda com uma equipe de profissionais plenamente capacitados para orientar a população. A Central de Regulação e Marcação e a Farmácia Básica receberam juntas investimentos da ordem de R$ 260 mil.
A atual gestão coloca em funcionamento também o primeiro Laboratório de Prótese Dentária (LPD) da rede pública de saúde, em Itaporanga. O novo laboratório vai garantir o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ao serviço de confecção de dentaduras. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Gaudêncio Mendes, o novo serviço é um projeto-piloto e, inicialmente, o laboratório terá capacidade para confeccionar, mensalmente, dezenas de próteses totais (em caso de perda total dos dentes), mediante o encaminhamento feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Dr. Gaudêncio em uma das alas do LPD
O projeto-piloto dará prioridade às pessoas da Terceira Idade, que são atendidas no Programa Municipal de Saúde do Idoso. De acordo com ele, o LPD foi implantado com investimento da ordem de R$ 100 mil e a equipe que atuará no laboratório é formada por cirurgiões dentistas, especialistas em prótese, e técnicos. O LPD funciona nas dependências do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Nenhum comentário: